,

Criminalidade no Canadá

Criminalidade no Canadá

Tanto no Brasil quanto no Canadá a maioridade civil é considerada à partir de 18 anos. A pena de morte aqui foi abolida em 1998 e a castração química nunca existiu, já a prisão perpetua é prevista no código penal em caso de assassinato de primeiro grau. O período de encarceramento neste caso é de pelo menos 25 anos antes de ser elegível à liberdade condicional. No caso de uma condenação por assassinato de segundo grau, o mínimo obrigatório é de 10 anos. Mesmo liberado, o criminoso permanece sob o controle do Conselho de Liberdade Condicional até o final de suas vidas. A pena perpétua é revisada após 15 anos de detenção. Em alguns casos a pena é reduzida quando o réu alega sofrer de um distúrbio mental que causou uma crise emocional no momento do crime.

Dados sobre a criminalidade

Em 2015 houve 604 assassinados no Canadá. No Brasil, no mesmo ano, foram quase 60 mil. A polícia registrou 8,9% a menos de crimes ligados ao tráfico de drogas no Canadá, porem houve um aumento de infrações ao código penal de 22% . O Québec registou uma diminuição de 3% de crimes cometidos em 2015. Enquanto isso o Brasil em 2016 foi considerado o país com o maior número de assassinatos no mundo, sendo Fortaleza a cidade mais violenta do país e a 12a mais violenta no ranking mundial. A província de Ontário é a campeã canadense em homicídios, foram 174 em 2015, já no Quebec foram 77. Montreal em 2016 registou apenas 23 homicídios, é o menor numero dos últimos 40 anos.

Cerca de 101 mil infrações foram cometidos por jovens entre 12 e 17 anos no Canadá em 2014, o que corresponde à 13% dos crimes cometidos neste ano, a maioria são roubos com valor menor que 5 mil. Aqui o sistema social funciona muito bem, não vemos crianças vivendo nas ruas e o governo tem investido em programas para que os jovens não larguem os estudos.

Saída temporária

No Brasil alguns detentos são liberados para passar certas festividades em casa no caso de bom comportamento. Para poder obter o direito de saída temporária o preso deve estar cumprindo uma pena de regime semi-aberto, deve ter cumprido um sexto da pena total se for primário, ou um quarto se for reincidente. O juiz, antes de conceder a saída temporária, consulta os Diretores do Presídio. Os presos também podem obter o direito estudar fora do presidio salvo os presidiários que cumprem regime fechado.

No Canadá um prisioneiro pode obter uma permissão para sair. A permissão pode ser concedida por razões médicas, administrativas, para prestar um serviço comunitário, para permitir ao detento de desenvolver os laços com a família, para fins de responsabilidade parental ou para fins de aperfeiçoamento ligado à reabilitação do detento.

Agressões sexuais

Em 2015 foram mais de 21 mil casos de agressões sexuais registradas e confirmadas na polícia no Canadá. No Brasil são cerca de 527 mil casos de estupros por ano. No Quebec foram quase 4 mil. Deve-se levar em consideração que apenas 5% das agressões sexuais são registradas na polícia.

Porte de armas de fogo

O porte de armas de fogo é proibido em todo o território brasileiro, salvo em casos excepcionais. Portanto, excepcionalmente a Polícia Federal poderá conceder porte de arma de fogo desde que o requerente demonstre a sua efetiva necessidade por exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à sua integridade física. Para obter um porte de armas de fogo no Brasil o cidadão deve fazer o pedido em uma unidade da policia federal, ele deve ter mais de 25 anos, demonstrar capacidade técnica e psicológica, além de não ter antecedentes criminais. A permissão é valida por 5 anos.

No Canadá, o porte de armas de fogo pode ser obtido por cidadãos e residentes com mais de 18 anos que tenham completado um curso de segurança no manejo de armas e que não tenham antecedentes criminais. O pedido deve ser feito à Policia Montada Real do Canadá.

Enfim, nada não é tão bom que não possa ser melhorado e nada não é tão ruim que possa ser piorado.

Quem esta aqui levante as mãos para o céu e dê graças por ter tido à oportunidade viver em um país seguro e vamos enviar toda a energia positiva para o nosso país que vive um momento tao tenebroso.

Para saber mais sobre o perfil dos presidiários leio o artigo por dentro das cadeias do Canadá

Obrigada por ter lido este texto!

Referências

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Gosto de me comunicar de maneira criativa e ajudar imigrantes a melhor se integrarem na sociedade canadense. Conheço os grandes desafios ligados a imigração e estou disposta à compartilhar dicas e meus conhecimentos a fim de facilitar a integração dos recém chegados.