O Canadá é o décimo país mais rico do mundo. Com um PIB de $1.627 bilhões, a perspectiva é de um crescimento econômico de 2,3% para 2017. O Brasil tem o PIB mais elevado que o Canadá, sendo o oitavo do ranking internacional, com $1.954 bilhões. Quanto ao PIB per capita, o Canadá está muito à frente do Brasil, sendo que o Canadá ocupa a 17a posição no ranking Internacional e o Brasil ocupa a 65a posição. E no que se diz respeito ao índice de desenvolvimento humano, o Canadá é o 10º colocado; o está na Brasil 79ª posição.

A principal atividade econômica do Brasil é a agropecuária e a do Canadá é são os serviços.

Diz-se que o Quebec é a sociedade mais igualitária da América do Norte. A desigualdade social lá cresce mais lentamente que nas outras províncias do país e dos estados dos EUA.

Mesmo sendo uma das sociedades mais igualitárias, os 1% mais ricos do Quebec viram suas rendas aumentar 78% entre 1985 e 2008, contra 19% dos menos afortunados no mesmo período.

Uma das razões é não pagar impostos. Mais de 6 mil pessoas no Canadá conseguem reduzir seus impostos à zero. De acordo com o ARC (Agência da Receita do Canadá), “indivíduos com os maiores níveis de renda conseguem reduzir sua responsabilidade tributária para zero usando deduções como: perdas comerciais ou agrícolas em anos anteriores; perdas de investimento comercial dedutíveis; contribuições substanciais para o Plano de Poupança de Aposentadoria Registrado”.

economia e riqueza no Canadá

“Os demais contribuintes também reivindicam créditos fiscais não reembolsáveis, como doações de caridade e dividendos e créditos fiscais estrangeiros”, diz a ARC.

Deduções para investimentos no setor de petróleo e gás também permitem que os ricos diminuam seus impostos a ponto de “a maioria dos canadenses achar isso surpreendente e injusto”, diz Michael Smart, da Universidade de Toronto.

 

Os mais ricos do Brasil

Os 10 brasileiros mais ricos são:

  • Walter Faria, dono da marca de cervejas Itaipava
  • Jorge Moll, cardiologista proprietário de uma rede hospitalar
  • Abílio Diniz, investidor e filho do fundador do supermercado Pão de açúcar, possui muitos imóveis e ações
  • os irmãos Marinho, proprietários da rede Globo
  • irmãos Pereira Moraes, do grupo Votorantim atua na área bancária (Banco Votorantim), de agro-negócio (Citrosuco), cimento (Engemix), energia, celulose (Fibria), papel e alumínio em mais de 20 países
  • Eduardo Saverin, co-fundador da Facebook
  • Marcelo Herrmann, cervejeiro dona da Brahma e Antárctica e proprietário das lojas Americanas
  • José Safra, do Banco Safra.

O homem mais rico do Brasil é Jorge Paulo Lemann, também proprietário da Brahma, Antártica e Lojas Americanas, ele tem a sua fortuna avaliada em 29 bilhões de dólares. Sua fortuna é maior que a fortuna do homem mais ricos canadense.

Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil.

Para efeito de comparação, a pessoa mais rica do Canadá é David Thomson, com uma fortuna de 22 bilhões de dólares. O sr. Thomson e sua família são proprietários da Thomson Reuters, uma agência de notícias especializada em informações financeiras.

As maiores companhias do Québec

As 10 maiores companhias do Quebec são:

  • Desjardins (cooperativa financeira)
  • Sobeys Quebec (rede de supermercados, incluindo IGA)
  • George Weston (rede de mercados, incluindo Loblaws)
  • METRO (supermercado)
  • Jean Coutu (farmácias)
  • Hidro-Quebec (companhia de abastecimento e eletricidade)
  • McDonalds Canadá (restaurante)
  • Banque Nationale (banco)
  • Bombardier (construtora de aviões)
  • BCE (companhias telefônicas, incluindo Bell, Virgin e Solo).

Basicamente se você trabalha numa farmácia ou mercado, você está trabalhando em uma das maiores empresas do Quebec.

Desjardins, a maior empresa do Québec.

Os mais ricos do Québec

Para matar a curiosidade, esta é a lista das pessoas mais ricas do Quebec.

LinoSaputo é o empresário mais rico do Quebec, de acordo com o último ranking anual Forbes 2017. LinoSaputo, fundador do Grupo Saputo, tem uma fortuna avaliada em US $ 5,6 bilhões, enquanto David Thomson (dono do Globeand Mail) ainda ocupa o primeiro lugar no Canadá com uma fortuna de US $ 27,2 bilhões.

Pierre Karl Péladeau, presidente da Quebecor Media, é agora o mais jovem bilionário do Quebec, com 55 anos, com uma riqueza de US $ 1 bilhão. Aos 91 anos, Stephen Jarislowsky continua sendo o bilionário mais antigo de Quebec.

Pierre Karl Péladeau, um dos homens mais ricos do Québec, dono do grupo Québecor Media.

Três dos empresários mais conhecidos do Quebec, Alain Bouchard (fundador da Couche-Tard), Jean Coutu (presidente das farmácias JCP) e Serge Godin, ocupam a segunda, terceira e quinta posições dos mais ricos quebequenses, respectivamente. Por um segundo ano consecutivo, André Desmarais e Paul Desmarais Jr. não estão na lista, porque sua riqueza individual é inferior a US $ 1 bilhão cada, de acordo com Forbes.

O segredo para se tornar um bilionário

Qual seria o segredo para se tornar bilionário? Uma idéia genial? Anos de trabalho duro? Nascer rico? Talento? Saber administrar? Investir? Sorte? Muitos dizem que deve-se investir pelo menos 20% da renda na bolsa em investimentos de risco elevado, outros dizem que a paixão pelo que se faz é fundamental.

Não existe um caminho certo, pode ser tudo isso, mas somente uma pequeníssima parcela consegue fazer fortuna.

O império da família Saputo teve início com Giosepe Saputo que começou a sua empresa de leite com apenas $500 dólares e uma bicicleta para fazer entregas. A fortuna da família hoje é avaliada em 12 bilhões de dólares. O neto de Giosepe, Joey, é proprietário do time de futebol Impact de Montréal.

É possível tornar-se bilionário jovem. Por exemplo, Garret Camp, o jovem de 37 anos nascido em Calgary no Canadá, possui uma companhia que hoje vale 70 bilhões. Ele vendeu o site StumbleUpon em 2007 e abriu a empresa de transporte Uber.

Infelizmente não encontrei mulheres na lista de mais ricos do Quebec, mas encontrei Celine Dion na lista das mulheres mais ricas a nível mundial. Ela tem uma fortuna de 380 milhões.

Cinco economistas do Fundo Monetário Internacional concluíram que quanto mais os ricos são ricos, menor é o crescimento econômico do país ou região. Na verdade, quanto maior é o enriquecimento dos menos afortunados e da classe média mais se estimula o crescimento econômico, dizem eles.

Ser rico não é a ambição da maioria de nós, encontramos nossas fortunas em coisas que o dinheiro não compra.

Qual é a sua fortuna?

Referências

Gosto de me comunicar de maneira criativa e ajudar imigrantes a melhor se integrarem na sociedade canadense. Conheço os grandes desafios ligados a imigração e estou disposta à compartilhar dicas e meus conhecimentos a fim de facilitar a integração dos recém chegados.