Um pouco sobre imigrantes ilegais no Canadá

Em 2015 existiam cerca de 44 mil imigrantes ilegais vivendo no Canadá. Na sua maioria pessoas que tiveram seus pedidos de asilo ou residência recusados.

Os principais países de origem destes imigrantes são: China, Índia, Paquistão, México, Costa Rica, Somalia, Nigéria, Hungria, Bangladesh e Sri Lanka. Pouco mais de 2 mil entre eles têm antecedentes criminais, sendo que em torno de 500 vivem no Québec.

“Nós temos essa forma humanitária, este programa humanitário (de acolher as pessoas). Todos os anos milhares de pessoas o utilizam. Se elas puderem demonstrar que têm laços duradouros com o Canadá faz sentido de um ponto de vista humanitário que elas fiquem aqui no Canadá”, declarou o antigo ministro da imigração, Chris Alexander.

Boa parte dos que têm antecedentes criminais são americanos ou pessoas que viviam nos EUA e vieram para o Canadá para fugir da polícia.

Vou deixar aqui o link de uma reportagem (em francês) para quem quer saber mais sobre imigrantes que atravessam ilegalmente no Manitoba durante o inverno em busca de asilo. Apesar de terem atravessado para o Canadá de forma ilegal e quase morrerem de frio, eles não devem ser considerados imigrantes ilegais. O fato é que eles deram entrada no pedido de asilo mas o pedido só é aceito estando em solo canadense.

Política do Governo

Até agora todos os ministros do Canadá sempre tiveram uma posição muito otimista sobre o assunto. Considerando a situação como sendo gerenciável. No ano passado apenas 6054 pessoas foram expulsas.

Em geral, as pessoas que são recusadas são pessoas com histórico de criminalidade, que não se enquadram como refugiados ou que já haviam conseguido asilo em outros países considerados seguros.

O novo ministro da imigração estima receber em 2017 300 mil novas pessoas no país, sendo 40 mil refugiados e não prevê aumentar este número por conta das decisões do governo Trump. A estratégia é ser discreto e mostrar aos EUA o jeito canadense mais aberto de ser.

Brasileiros são admissíveis ao pedido de asilo?

Para quem ainda esta na dúvida se brasileiro pode obter asilo no Canadá, a resposta é não! O Brasil ainda não está na lista de países em conflitos.

Se a sua dúvida é se existem brasileiros vivendo ilegalmente aqui, sim, existem, mas são poucos. Muitos chegam com visto de turista ou estudo e acabam ficando. Mas a maioria dos casos são resolvidos pelo matrimonio com uma pessoa que possui status legal.

No caso de pessoas com visto expirado ou que tiveram o visto recusado, é recomendado se regularizar estando fora do Canadá.

Referências

Alice Bessa Veloso

Written by Alice Bessa Veloso

Gosto de me comunicar de maneira criativa e ajudar imigrantes a melhor se integrarem na sociedade canadense. Conheço os grandes desafios ligados a imigração e estou disposta à compartilhar dicas e meus conhecimentos a fim de facilitar a integração dos recém chegados.

Um comentários

Deixe um Comentário
  1. Ola Alice, otima materia obrigado.
    Estou morando nos estados unidos legalmente porem minha esposa deixou passar o prazo de permanecnia e nao pediu a extensao do visto. Ela esta sem status a quase seis meses aqui.
    Eu gostaria de levar ela comigo para o canada para estudar e trabalhar atraves dos vistos que eles disponibilizam para esse fim. Voce acha que teremos muito problema?

Deixe uma resposta