Você que é um grande defensor do Estado mínimo, que é contra o aborto, contra os direitos trabalhistas, contra sindicatos, contra a diversidade, contra o multiculturalismo, contra o feminismo, contra os homossexuais, contra a liberação da maconha, contra a liberdade de expressão, contra a liberdade sexual, contra os intelectuais, contra bolsa família, contra o governo investir em cultura, contra o governo ajudar os mais necessitados.

Você que acha absurdo pagar imposto, que acredita que esses são valores do comunismo e que nunca deram certo em lugar nenhum.

Você que é à favor do consumismo, que não está nem aí com o meio ambiente, que é à favor da pena de morte e à favor diminuir as mulheres.

Você que quer matar bandido, que é intolerante às diferenças religiosas, que pede a volta da ditadura militar.

Eu te pergunto: por que cargas d’água você escolheu viver no Canadá?

Se você veio parar aqui por escolha própria, provavelmente falta se informar um pouco mais.

Esse seu modo de pensar não está de acordo com os valores e nem com a legislação deste país. E acredite, meu amigo, esta sociedade funciona muito bem e está longe de ser comunista.

Você pode até discordar de alguns desses pontos. Tudo bem, você tem esse direito. Busque o que te faça feliz! Mas faça a todos nós um grande favor e guarde isso para você! Se você ainda não é, aprenda a ser tolerante e a respeitar os demais!

Os valores da sociedade québécoise

No site da Immigration Diversité et Inclusion Québec tem um guia chamado Apprendre le Québec. Neste guia está escrito:

“Vous vous engagez aussi à connaître et à respecter les valeurs communes de la société québécoise ainsi que toutes ses lois, quelles que soient vos convictions. La réussite de votre intégration dépendra en grande partie des efforts que vous déploierez et de votre capacité d’adaptation à la société québécoise.”

Quem ainda não leu, passou da hora.

Qual o sentido de imigrar para um local onde as leis não refletem o que você quer para uma sociedade?

Está cheio de brasileiros aqui que estão frustrados com o governo liberal, chamando o Primeiro Ministro de idiota, bobalhão, etc… Eu estou tentando pôr essas pessoas conscientes de que, sim, você pode discordar de algumas leis. Mas se você discorda taaaaanto, talvez seja melhor repensar e se informar antes de vir para cá, para evitar se desiludir, como taaaaanto acontece. O Partido Liberal do Canadá foi o que mais governou este país no século XX (69 anos) e por 7 anos no século atual. A política feita é uma política inclusiva, que prega o respeito e que busca dar oportunidades iguais. Foi essa política que levou o Canadá à estar sempre entre os melhores países do mundo em qualidade de vida, educação e segurança.

Les valeur communes de la societé québecoise

”L’expression de comportements haineux, qu’ils soient de nature, politique, religieuse ou ethnique, n’est pas tolérée”.

“A expressão de comportamentos de ódio, quer eles sejam de natureza política, religiosa ou étnica, não são tolerados”.

Então se você tem ódio contra alguma minoria, aqui isso não é tolerado. Pense bem, pois aqui você é a minoria.

“L’État québécois et ses institutions sont laique. Leurs décisions et leurs actions sont indépendantes des pouvoirs religieux.”

“O Estado québécois e suas instituições são laicas. Suas decisões e ações independem dos poderes religiosos”.

Se a sua religião não te permite fazer aborto, não faça! Não permite fumar maconha, não fume! Mas isso não influenciará as decisões do Estado.

“Tous peuvent choisir librement leur style de vie, leurs opinions ou leur religion, et ce, dans le respect des droits d’autrui.”

“Todos podem escolher livremente seu estilo de vida, suas opiniões ou sua religião, enquanto respeitando os direitos dos outros”.

Você tem o direito à ter a opinião e seguir a religião que quiser, mas não pode, por exemplo (como já vi muitíssimo acontecer), desrespeitar os muçulmanos. E olha que tem muito muçulmano aqui!

Portanto, se você não quiser viver com muitos muçulmanos, repense antes de se mudar para o Canadá, pois aqui eles são bem vindos e têm o direito de praticar a religião deles, assim como nós temos o direito de praticar a religião que quisermos.

“Elles doivent respecter toutes les lois quelles que soient leurs convictions.”

Isso quer dizer que mesmo que você tenha opiniões que se oponham às leis locais, você deve respeitá-las.

“Il est interdit de faire de la discrimination entre les personnes sur la base des motifs indiqués: la race, la couleur, le sexe, la grossesse, l’orientation sexuelle, l’état civil, l’âge sauf dans la mesure, la religion, la condition sociale, etc.”

“É proibido a discriminação de pessoas com base nos seguintes motivos: raça, cor, sexo, gravidez, orientação sexual, estado civil, idade, religião, condições sexual, etc”

Então, é proibido por exemplo chamar um homossexual de viado e outros nomes pejorativos. Também é proibido chamar feminista de todo tipo de nome feio, ter comportamentos xenofóbicos, homofóbicos, racistas, expressar ódio por árabes, negros ou pobres, etc…

“Les femmes et les hommes sont égaux.” (As mulheres e os homens são iguais)

La Charte é muito feminista, assim como o nosso primeiro ministro! É proibido todo ato machista, pois é proibido a discriminação por sexo.

“Les libertés et les droits fondamentaux s’exercent dans le respect des droits et libertés d’autrui, de l’ordre public, du bien-être général des citoyens et des valeurs démocratiques du Québec. L’usage de la violence est interdit.”

“As liberdades e os direitos fundamentais são presentes nos direitos de todos, da ordem pública, do bem estar geral dos cidadãos e dos valores democráticos do Québec. O uso da violência é proibido”.

Ou seja, você tem a liberdade de ter a sua opinião, mas tem que respeitar o direito dos demais. Não pode xingar quem é à favor do que é seu direito. Violência, mesmo que verbal, é proibida.

Neste guia diz que o imigrante se compromete à conhecer e respeitar tanto os valores canadenses como todas as leis. Não é a minha visão política que pedem para respeitar (antes que alguém comente “vai para Cuba, sua comunista!”) e sim as leis e valores canadenses. Estou deixando o link das leis que apoiam todos os valores que cito neste texto.

Feminismo = igualdade. Não é ser feia, lésbica, grosseira, peluda e masculina. Simplesmente igualdade de direitos independente do gênero.

Informações importantes:

Em todo caso, se o seu sonho é morar nos EUA, eu recomento este site com as informações sobre as possibilidades de se mudar para lá. O importante é encontrar o lugar que te represente.

Gosto de me comunicar de maneira criativa e ajudar imigrantes a melhor se integrarem na sociedade canadense. Conheço os grandes desafios ligados a imigração e estou disposta à compartilhar dicas e meus conhecimentos a fim de facilitar a integração dos recém chegados.