O preço de envelhecer no Canadá

A população do Canadá está envelhecendo. Hoje, existem mais pessoas com mais de 65 anos no Canada que pessoas com menos de 14 anos.

No Québec a idade média é de 41 anos.

Atualmente em torno de 16% da população das grandes cidades têm mais que 65 anos e nas cidades pequenas chega à 20%.

Nos últimos 10 anos a média da idade da população nas pequenas cidades canadenses aumentou em 4 anos. A população com mais de 75 anos é maior nas cidades grandes, provavelmente pelo interesse dos idosos de se aproximarem dos serviços oferecidos nas metrópoles.

Estima-se que daqui à 2023 a população idosa ultrapassará a população de jovens com menos de 20 anos.

A principal fonte de renda das pessoas idosas no Canada é a pensão federal e a pensão provincial. Apesar disso, os bancos continuam a nos alertar da importância de investir em REER.

O REER é um regime de poupança para aposentadoria, a contribuição pode ser utilizada para reduzir os impostos pagos anualmente. Muito utilizado por pessoas que fazem mais de 80 mil por ano e para evitar pagar uns 2 mil de impostos à mais no fim do ano.

O aluguel de um 3 1/2 em uma residência para pessoas idosas custa em torno de 1800 $ por mês sem refeição incluída no preço. No caso de um idoso que precisa de cuidados de um enfermeiro vivendo em um 1 e 1/2 o custo é por volta dos 2 700 $ por mês.

Renda na aposentadoria

A aposentadoria federal (sécurité de la vieillesse) é calculada à partir do número de anos que a pessoa trabalhou e contribuiu. A quantia recebida depende do estado patrimonial e da renda total da pessoa ou casal. Deve-se declarar e pagar impostos da pensão recebida.

O valor máximo da pensão federal para uma pessoa solteira é de $864,09 por mês.
A pensão provincial (régime des rentes du Québec) pode ser requisitada à partir dos 60 anos. O valor máximo para uma pessoa com 65 anos é de $1.114,17.

A renda média da população com mais de 65 anos é de 22 mil por ano. Para fazer uma comparação, a média de salários dos trabalhadores entre 25 e 64 anos é de 50 mil por ano.

Benefícios oferecidos pelas empresas

Em geral, as grandes empresas oferecem um plano de aposentadoria em que a pessoa pode se aposentar entre 55 e 69 anos e receber uma porcentagem da média do salário dos últimos anos que varia de acordo com o tempo em que você trabalhou para a empresa. No meu caso, eu terei que esperar ter 62 anos para receber 44% do meu salário.

A maioria das pequenas empresas não oferecem um plano de aposentadoria. Por isso é importante se informar em qualquer banco sobre as possibilidades de poupar para não passar sufoco mais tarde.

Não entre em pânico

O objetivo não é fazer ninguém se deprimir pensando no futuro e sim de pensarmos na importância de administrar bem as nossas financias e ter um plano para a aposentadoria.

No mais, existem vários centros que promovem atividades para pessoas idosas, em quase todos os bairros e cidades. Eles organizam eventos, cursos e viagens por um preço acessível.

O espaço esta aberto para quem tiver mais informações, experiência para contar, dicas sobre ser idoso no Canada ou Québec ou correções ao texto comentem aqui.

Referências

O que você acha?

0 points
Upvote Downvote
Alice Bessa Veloso

Written by Alice Bessa Veloso

Gosto de me comunicar de maneira criativa e ajudar imigrantes a melhor se integrarem na sociedade canadense. Conheço os grandes desafios ligados a imigração e estou disposta à compartilhar dicas e meus conhecimentos a fim de facilitar a integração dos recém chegados.

Deixe uma resposta