No verão, poucas pessoas querem falar sobre dinheiro. No entanto, é talvez a época do ano
quando temos mais tempo para resolver alguns problemas com a cabeça tranquila. Aqui estão
5 sugestões pequenas tarefas financeiras para este verão:

1. Tome um café!

Tome um café (ou apenas tenha uma conversa descontraída) com conselheiros que podem auxiliar nas suas decisões financeiras. Procure um consultor em segurança financeira para assuntos de investimentos e seguros, um contador ou até um advogado dependendo de cada situação. Muitas vezes eles são os profissionais que consultamos apenas para uma necessidade específica, como na época de decidir quanto investir no RRSP/REER, por exemplo. Mas uma conversa amigável em um ambiente descontraído pode trazer ideias úteis e originais.

5 dicas para organizar suas finanças neste verão: Tome um café!

2. Revise a segurança do seu computador

Este ano um “ransomware” simples conseguiu deixar inoperante computadores de milhares de indivíduos, empresas, hospitais. Foi um prejuízo de milhares de dólares!

De acordo com a Aliança Nacional de Segurança Cibernética EUA, até 60% das pequenas e médias empresas americanas que são vítimas de um ataque cibernético fecham suas portas depois de menos de seis meses.

Nós utilizamos nossos computadores e celulares para acessar todo tipo de serviço, inclusive bancos. Ou seja, ao deixá-los desprotegidos você pode estar expondo todas as suas informações!

O verão pode ser um bom momento para pensar sobre isso, começando por rever seus vários códigos de acesso e senhas e verificando a segurança de sua rede, especialmente se você tem um negócio.

5 dicas para organizar suas finanças neste verão: Proteja seu computador

3. Revise seus seguros e investimentos

Geralmente esperamos o final do ano ou início do próximo ano para fazer um balanço dos investimentos e dos nossos seguros (saúde, invalidez, de vida, etc). Só que estas duas épocas costumam ser as mais corridas do ano. Em termos de obrigações financeiras, o verão é um período muito tranquilo, perfeito para reflexões desse tipo.

Então, que tal aproveitar esse período mais tranquilo e fazer um balanço dos seus investimentos? Verifique seus objetivos e seus ativos para ver se estão como você espera, avalie seus ganhos ou perdas de capital, e planeje seus investimentos para os próximos 6 meses.

Quando o assunto é seguro, verifique se você teve mudanças na sua vida que merecem sua atenção. Você casou? Teve um novo filho? Mudou de emprego? Começou um negócio? Aposentou-se? Pense nisso!

5 dicas para organizar suas finanças neste verão

4. Coloque em dia sua estratégia de sucessão

O seu testamento está em dia? Se sua vida mudou nos últimos meses, pode ser importante revisar o que você deixou escrito.

Além do testamento, você pode querer rever todo o seu plano de sucessão. Isso é basicamente garantir a transferência de seus ativos da forma mais eficiente para as pessoas certas. É também um ótimo momento para verificar se o seu seguro de vida atende às suas necessidades.

5 dicas para organizar suas finanças: Revise seu testamento

5. Organize os seus documentos

Talvez você seja daqueles que guarda todo pedaço papel no caso precisar um dia. Não seria uma boa ideia fazer uma limpeza nas pastas e gavetas no verão? Confira este artigo e se livre do que não precisa mais.

5 dicas para organizar suas finanças neste verão

Bônus: Pague em dinheiro!

De acordo com um estudo recente, gastamos até 18% a mais quando usamos nossos cartões de
crédito ou de débito ao invés de usar dinheiro. Neste verão, que tal você deixar o cartão na carteira
sempre que possível? Esta é uma excelente maneira para assumir o controle de seu orçamento.

5 dicas para organizar suas finanças neste verão: Pague em dinheiro

Bom verão e boa lição de casa!

Fonte: Actualis

Written by Andrea Britto

Andrea Britto

Conselheira Independente de segurança financeira. Está no Canadá desde 2007. Oferece aos seus clientes o melhor serviço para as questões de investimentos, seguros, hipoteca e gestão financeira para as províncias de Québec e Ontario. Conhecida também como Déa, é empreendora e realizadora de muitos projetos e eventos. Sempre disposta a ajudar a comunidade.