Olá pessoal! A repercussão do post “Engenheiros no Canadá: mestrado facilita obtenção do P.Eng.” foi muito grande e algumas pessoas mandaram perguntas sobre como fazer pra escolher um mestrado no Canadá. Eu vou falar aqui um pouquinho de como começar a fazer a pesquisa, caso você tenha a intenção de vir fazer um mestrado aqui.

Cursos nas mais diversas áreas

Existem mestrados aqui para todos os gostos e todas as áreas. No caso da engenharia especificamente, caso você tenha a intenção de usar o mestrado para facilitar a obtenção do seu registro como Professional Engineer, é importante lembrar que o mestrado tem que ser na sua área de formação. Não adiante um Engenheiro Civil fazer mestrado na área financeira, que isso não vai ajudar na obtenção do P.Eng. Ainda, mesmo que você escolha um mestrado na sua área, fique atento pra que o curso seja mais técnico do que generalista. Isso também conta na hora de a associação de engenheiros avaliar se vai aceitar o seu mestrado aqui como parte da comprovação dos requerimentos acadêmicos. Mas lembre-se: eu coloco sempre que isso pode facilitar. Nada é garantido, pois cada caso é analisado individualmente pela ordem dos engenheiros de cada província.

Por onde começar

Abaixo, eu listo alguns sites por onde você pode iniciar sua pesquisa. Isso é só um norte porque, depois de olhar estes sites, você vai acabar tendo que entrar em cada site de cada universidade pra aprofundar as informações.

1. FindAMasters

Um site muito bom, específico pra mestrado é:

https://www.findamasters.com/masters-degrees/canada/?40w000

Neste site você começa por palavra-chave (ex.: engineering) e pode depois filtrar por áres de concentração (civil, structural, aerospace, etc).

Filtra também por instituição, tipo de curso (mestrado, diploma de pós graduação, etc.), full-time ou part-time e datas de início.

2. UniversitiesCanada

Já o site Universities Canada lista todas as instituições no Canadá e você pode filtrar por províncias ou por instituição. Uma coisa legal deste site é o comparador de universidades: você pode comparar o tamanho e os valores de tuition. Muito útil.

Neste site você também pode começar o filtro de pesquisa por programa (área de estudo). É um site bem útil, cheio de formas de pesquisas.

https://www.universitystudy.ca/

3. eInfo

Específico para a província de Ontario, temos o site eInfo. Ele é um guia para estudantes high-school na busca por universidades. Pode ser útil também na busca por mestrado, mas mais no sentido de listar as áreas de estudo de cada instituição. Também tem ferramenta de comparação, mas apenas para os pré-requisitos para ser aceito no curso de graduação.

http://www.electronicinfo.ca/

4. School Finder

E, por último, um site que faz pesquisa de todos os tipos de cursos (college, universidades, pós-graduação) no mundo inteiro. Tem vários filtros de busca e com isso você consegue refinar sua pesquisa para o país (Canada) e para província que deseja. Muito útil pra todos que desejam estudar fora, não só no Canadá e não apenas mestrado.

https://www.schoolfinder.com/Index.aspx

Aprofunde sua pesquisa

Depois que tiver feito essa busca inicial, o jeito é entrar em cada site de cada universidade para obter mais informações. Lembrando que os cursos aqui são chamados “programs”; cursos de pos-graduaçao aqui são “graduate studies” ou “graduate school”. Há alguns que falam “post graduate”, mas não é o mais comum.

E aí é uma longa pesquisa: entrar no site de cada universidade, ver os cursos que oferece, quais as matérias do curso, se o curso exige defesa de tese ou não, quais os requirements pra entrar (notas de curso de inglês, notas do curso de graduação”), custos (chamadas “tuition fees”: sempre verifique o valor pra aluno internacional, que é diferente do valor para aluno doméstico), cartas de recomendação de professores do Brasil, etc.

Bolsas para mestrado no Canadá

Há a possibilidade de obter bolsas de estudo, tanto mestrado, quanto doutorado. No entanto, as bolsas são determinadas pelo professor. Conheço pessoas que vieram para o Canadá já com bolsa garantida, e conheço outras pessoas que fizeram o curso todo sem bolsa nenhuma. Enfim, vai depender muito da quantidade de verba que o professor tem disponível, de qual a procura, e também da demonstração de interesse e do desempenho do aluno. Nas grandes cidades, há mais disponibilidade de verbas para concessão de bolsas, mas também há mais procura. Por isso, não despreza as cidades e universidades menores. Para verificar a possibilidade de obtenção de bolsas, o professor terá que ser contatado diretamente. O processo é quase como uma seleção para a entrevista de emprego. Então, prepare-se para fazer o seu melhor nessa etapa.

Trabalho duro

Fazer essa pesquisa e escolher um curso de mestrado fora do Brasil não é nada fácil. Eu diria que é quase como fazer o próprio mestrado numa versão mais compacta, hahahaha.  Eu levei meses pesquisando…. montei uma planilha pra poder comparar todas as informações que eu pegava, porque é muita coisa e você acaba se perdendo. Vou disponibilizar essa planilha aqui pra vocês, apenas como referência. Os dados são de 2015 e podem ter mudado. E peço desculpas se a planilha estiver meio desorganizada: é porque eu tive muito pouco tempo pra pesquisar; não dava pra gastar tempo caprichando demais, hahahaha.

Clique aqui para visualizar a planilha “Masters and Colleges”

É isso. Espero que este post seja útil pra quem deseja fazer um mestrado fora do Brasil. O processo de pesquisar em outros países seria o mesmo, só muda mesmo o lugar. Se tiverem mais dúvidas, coloquem nos comentários que eu vou respondendo de acordo com o que eu souber. E quem tiver dicas, ou quiser corrigir alguma informação que eu coloquei no post, por favor, coloque nos comentários!

O que você acha?

0 points
Upvote Downvote
Andrea Zotelli

Written by Andrea Zotelli

Formada em Engenharia Civil, vim para o Canadá em busca de novos horizontes. Sou uma pessoa curiosa que adora ler, escrever e participar de debates sobre os mais variados temas. Minha imensa vontade de aprender e trocar experiências acabou me trazendo aqui para o Canada Agora.

Deixe uma resposta