Pois é, meus caros amigos leitores….  A pergunta que muitos têm me feito ultimamente é: por que você decidiu mudar de Toronto para Vancouver? E a primeira coisa que muitos pensam é que eu saí de Toronto por causa do frio…. Ainda mais que eu resolvi vir pra Vancouver, que é destino de muitos que têm “medo” do frio canadense.

Mas ora…. O frio canadense não é um bicho tão mau assim. Muita gente convive bem com ele, não é mesmo? Ou, se não convive bem, ao menos, sobrevive – e isso por anos e anos a fio! E eu vou ser bem franca: o inverno ainda não começou, mas eu já sinto falta de ter dias e dias a -20 graus de temperatura. Eu gosto do frio, minha gente. Eu gosto de me “empacotar” toda para sair no frio canadense. Como disse um amigo meu: tem louco para tudo nesse mundo! É verdade! E eu só posso concordar. 🙂

Pois então: eu não troquei Toronto por Vancouver por causa do frio. Aliás, seria muito mais fácil eu sair de Toronto por conta do calor escaldante no verão de lá, do que para fugir do frio. O meu consolo com o calor insuportável de Toronto nos meses de julho e agosto é que ele dura pouco (Observação: qualquer temperatura acima de 30 graus já é insuportável para mim).

Em busca da Residência Permanente

Mas voltemos ao que interessa: o que me fez trocar Toronto por Vancouver? E a resposta é muito simples, composta de apenas 2 letras: PR. Na verdade, eu já tinha intenção de me mudar para uma cidade menor, mas pretendia ficar em Ontario mesmo, na GTA, morando perto de Toronto. Eu gosto muito de lá. Mas aí pensei: já que vou ter que fazer toda a mudança e me instalar num novo lugar, porque não mudar para uma província onde eu consiga aplicar mais rapidamente para o PR?

Como vocês devem saber, há inúmeras maneiras de imigrar para o Canada. Dentre estas, estão os processos provinciais. (Em tempo: vou apenas relatar a minha experiência sobre este assunto. Eu não sou consultora de imigração e não posso dar consultoria sobre os processos. Se você precisa de serviço de consultoria sobre imigração, aqui no Canadá Agora temos a consultora Caroline Morin, que pode lhe orientar de forma eficiente e correta.)

Mudança de planos no meio da jornada

Meu planejamento inicial era aplicar para o OINP (Ontario Immigration Nominee Program) assim que terminasse o College, na categoria International Graduate. No entanto, antes de eu terminar meu curso, o processo foi reformulado e a categoria destinada aos estudantes, passou a ser “Employer/Job Offer”. Além dos estudantes, passou a englobar Employer, Foreign worker e In-Demand Skills. Isso não seria problema, já que eu poderia obter uma oferta de trabalho e aplicar para o OINP. O problema foi que, em função de muita procura, o OINP para esta categoria abriu e fechou rapidamente quando eu terminei o College, em abril deste ano. E eu ainda estava procurando emprego em Toronto, sem muito retorno (isso ainda vou contar em outro post) e eu não sabia quando é que o OINP iria abrir novamente.

Além disso, há também o fato de o OINP, nessa categoria, ser todo processado em Nova Scotia. Esse processo é feito em papel e leva em torno de 16 meses. Neste período, a aplicação está vinculada ao seu empregador. Se você trocar de emprego no meio do caminho, você perde o processo. Se isso acontecer, você terá que pagar novamente todas das taxas para reenviar sua aplicação. (Importante mencionar que eu recebi essa informação de amigos que aplicaram recentemente nesta categoria. Tentei confirmar essa informação no site do OINP, mas não encontrei. Se você tiver alguma informação de fonte oficial a respeito disso, por favor, deixe-nos um comentário. 🙂 )

Avaliando possibilidades

Em função de tudo isso, comecei a avaliar a possibilidade de mudar para uma província que tivesse um processo provincial que fosse mais rápido ou que pelo menos eu pudesse aplicar assim que conseguisse o emprego, sem depender de o processo estar recebendo novas aplicações ou não. E foi aí que me deparei com o PNP BC e o Express Entry BC.

Aqui em British Columbia, assim como em Ontário e outras províncias, há a categoria International Graduate. Um fator positivo do PNP BC é que ele tem um cálculo próprio de pontos. Aqui, diferente do Express Entry Federal, a idade não entra no cálculo dos pontos. Além disso, o nível de inglês exigido é bem menor que o do Express Entry.

Com isso, pelo fato de eu ter bom nível de inglês, College no Canadá, vários anos de experiência profissional em uma área em demanda, eu consigo somar uma boa pontuação para aplicar em duas categorias: Skilled Worker e International Student.

Levando-se tudo isso em consideração, mais o fato de que a busca por emprego se mostrou mais rápida aqui em Vancouver do que estava sendo em Toronto, eu acabei optando por mudar para cá. A decisão foi totalmente baseada em poder aplicar para o PR assim que eu conseguisse meu emprego – e, como já comentei, em Ontario eu ia depender de o processo para a categoria International Student estar aberto ou não.

Diferenças entre Skills Immigration BC e Express Entry BC

Aqui em BC, há dois caminhos pelos quais você pode optar: o Express Entry BC ou o Skills Immigration BC. Para aplicar para o EE BC, você precisa primeiro criar um perfil no EE federal. Com os dados do seu EE federal, você aplica para o EE BC.

A principal diferença entre estes 2 processos é o tempo de processamento, bem mais rápido para o EE BC do que para o Skills Immigration BC. No EE BC, você recebe a carta de nominação da província, que lhe garante 600 pontos no EE federal. O prazo para receber esta carta está em torno de 2 a 3 meses e o PR no EE Federal é processado em até 6 meses.

Já o Skills Immigration BC é feito em papel, assim como o processo de Ontario. A etapa provincial leva 2 a 3 meses e depois a etapa federal leva até 16 meses. Por isso, o EE BC acaba sendo um processo bem mais rápido do que o Skills Immigration BC.

No PNP BC, há as pontuações com as quais você terá convite garantido para aplicar para o PR. Na categoria International Student, com 105 pontos você tem convite garantido. Na categoria Skilled Worker, o convite é garantido com 135 pontos.

No entanto, não é necessário ter toda essa pontuação. Nos draws mais recentes, foram chamados estudantes com 67 pontos e skilled workers com 73 pontos. (Draw do dia 11 de Outubro de 2017).

Possibilidade de aplicar com empregos em NOC C ou D

Outro fator muito importante, na categoria International Student, é que você pode aplicar para o PNP BC mesmo que sua oferta de trabalho seja NOC C ou D. [Update: o PNP BC foi atualizado em 01 Novembro 2017 e agora somente são aceitas ofertas de trabalho nos NOCs 0AB. Veja link no final do post]. Neste caso, será necessário apresentar um plano de progressão na carreira, com um período de tempo definido. Só isso já aumenta bastante as opções de emprego nas quais o estudante pode aplicar para PNP BC.

Em suma, as características do PNP BC foram o principal motivo da minha mudança para Vancouver. O mais interessante foi eu perceber que muitos amigos que já moravam aqui desconheciam as possibilidades de aplicar para o PNP BC. E aí, quando viram que me mudei para cá com foco no processo provincial, muitos deles perceberam que também qualificavam para o Skilled Worker e que poderiam aplicar para o PNP BC.

O mais importante, sempre, é você pesquisar se o emprego em que você está trabalhando se qualifica dentro dos NOCs elegíveis. Não precisa ser necessariamente um emprego na sua área de formação. Se você estiver aqui, trabalhando com OWP, verifique se o seu trabalho se enquadra nos NOCs 0, A ou B. Há muitos empregos que são NOC B e que podem viabilizar sua aplicação a um processo provincial ou mesmo ao Federal, para o Canadian Experience Class.

Informação é sempre a chave

Por isso, informe-se dos processos disponíveis na sua província e veja se você qualifica para algum deles. Há muitas maneiras de imigrar para o Canadá. E você, com certeza, tem um perfil que se encaixa em alguma delas. Informe-se e pesquise. E se tiver dúvidas, a ajuda de um profissional credenciado como a Caroline Morin pode ser a chave que você precisa para abrir a porta para o seu PR no Canada.

Links:

Guia para o BC PNP – Express Entry e Skills Immigration

Draws BC PNP – Invitation to Apply

Serviço de Consultoria Canadá Agora: Caroline Morin

Confira em qual NOC seu trabalho se enquadra

Written by Andrea Zotelli

Andrea Zotelli

Formada em Engenharia Civil, vim para o Canadá em busca de novos horizontes. Sou uma pessoa curiosa que adora ler, escrever e participar de debates sobre os mais variados temas. Minha imensa vontade de aprender e trocar experiências acabou me trazendo aqui para o Canada Agora.