#2.12 Vivendo a saúde pública

post-thumb

O Medicare, como é conhecido informalmente, é o sistema de saúde pública do Canadá. Oficialmente conhecido como o Canada Health Act, o sistema é considerado um dos melhores do mundo pela cobertura universal e orgulho de 70% da população, principalmente quando comparado ao sistema de saúde dos Estados Unidos.

Apesar de ser público, o serviço não é gratuito. O Governo Federal dá liberdade para cada província de implementar o sistema como achar melhor. Em algumas províncias, os custos provêm somente dos impostos arrecadados, mas em outras existe a cobrança de uma taxa específica relativa ao número de pessoas que são cobertas. Além disso, 70% do serviço de saúde é pago pelo governo, o que corresponde a aproximadamente 10% do PIB do país.

O sistema funciona com base na seleção e priorização dos casos mais graves. É praticamente impossível agendar uma consulta diretamente com um especialista, o que te obriga a visitar um médico de família que fará o diagnóstico e decidirá se há a necessidade de encaminhamento e se dever haver uma priorização no seu caso.

Uma coisa tem que ser dita: a saúde não é perfeita. O tempo de espera tanto para o primeiro atendimento quanto o acompanhamento por um especialista é uma das maiores reclamações da população. A razão é principalmente a falta de profissionais disponíveis. Existe pouco menos de 1 médico para cada 500 pessoas. Dependendo da especialidade do médico e do nível de gravidade do seu caso, a consulta pode demorar meses. Existem casos de espera de mais de um ano para certas especialidades.

Existe um contra-senso. Ao mesmo tempo que existem campanhas incentivando a população a ingressar em áreas de saúde, o programa de imigração que traz milhares de pessoas todos os dias para o país não têm um mecanismo que permite uma validação ágil e eficaz dos médicos que chegam por aqui. Mesmo que alguns acabem decidindo mudar de profissão por conta das dificuldades que encontram, existem casos de vários profissionais que conseguiram passar pelo processo e trabalham na sua área.

Uma coisa é fato: sem falar fluentemente o inglês (ou francês, dependendo de onde você vá), decididamente as chances de trabalhar na área de saúde são beeeeem pequenas.

Algumas especialidades não são cobertas pelo Medicare. São os casos de quiropatas, fisioterapeutas, acupunturistas, massoterapeutas, entre outros. Nesses casos, a conta fica nas mãos do usuário e pode variar entre 20$, 50$, 100$ ou mais dependendo da necessidade. É nesses casos que entram seguros de saúde particulares, geralmente oferecidos como benefícios por algumas e total ou parcialmente custeados pelas empresas. Esses planos podem custear uma parte dessas despesas e ainda garantir benefícios odontológicos e acomodações diferenciadas no caso de internamento.

Links

  • KIVA: A gente recomenda que você procure ajudar ou financiar alguém que realmente precisa.
  • Info Santé: Antes de sair correndo para um hospital, veja como o serviço do 811 poderia te ajudar.
  • Health Canada: Entenda um pouco melhor o sistema de saúde do Canadá

Ouça o programa

[0h06m34] Comentários da galera [0h14m30] Assunto da semana

Onde Ouvir o PoDeixar

Entre em contato conosco!

Você se identificou com esta história? Teve uma experiência parecida ou muito diferente? Tem uma percepção diferente da nossa? Então mande sua história, críticas, elogios, sugestões e caneladas para gente!

Serviços Recomendados

Não arrisque ter gastos extras na sua viagem. Contrate um seguro e aproveite com tranquilidade e segurança: vempra.ca/seguroviagem

Está querendo garantir sua aprovação nos exames de proficiência do TOELF ou IELTS? Precisa de confiança, credibilidade e segurança? Conheça agora mesmo os serviços da professora Soraya Quirino. https://www.sorayaquirino.com/

Pensando em estudar no Canadá e precisa de ajuda para decidir por onde começar? Conte com a consultoria educacional da Ana Paula Paltian da De Boa no Mundo. https://www.deboanomundo.com/