in

Passo-a-passo do aluguel

Já que comprar uma casa ou um apartamento geralmente é algo que envolve um pouco mais de dinheiro do que você estaria disposto ou teria disponível para pagar, você provavelmente vai cair na opção de alugar um imóvel. O cenário ideal seria encontrar um apartamento mobiliado, com eletrodomésticos, próximo a tudo o que você precisa. Claro que o ideal nem sempre é palpável e pra isso a gente tem que abrir mão de algumas coisas em favor de outras (ou quem sabe você dá sorte e acaba encontrando seu pote de ouro no fim do arco-íris na forma de um belo imóvel, não?)

De modo geral, um contrato de aluguel tem duração de 12 meses. As vezes alugar um apartamento apenas com primeira experiência não é má idéia. Isso lhe dá tempo de conhecer melhor outras regiões e explorar melhorar suas opções.

Então, como conseguir um imóvel que atenda às suas necessidades mínimas? Aqui vão algumas dicas:

  • Evite lugares onde o valor seja muito baixo. De modo geral isso pode ser sinônimo de uma vizinhança não muito agradável.
  • Morar próximo ao centro geralmente é uma opção barata e com várias facilidades. Se a cidade onde você mora tiver sido criada a partir da união de outras cidades, tente descobrir onde costumava ser o centro dessas cidades.
  • Morar o mais próximo de onde você for morar/trabalhar também é uma boa opção. Isso vai lhe permitir economizar com o custo e o tempo de transporte.
  • Uma vez que você tenha se acostumado ao seu dia-a-dia, comece procurando anúncios e a classificá-los por tipos de imóveis que encontrar (tamanho, idade, material de construção, etc.). Isso vai lhe ajudar a entender melhor as diferenças de valores.

Passo-a-passo

Passo 1: Monte uma lista dos imóveis que lhe interessarem

  • Procure apartamentos com placas de “Aluga-se” e procure o escritório de locação para agendar uma visita a esses apartamentos. Não custa nada e isso vai lhe permitir explorar melhor e praticar seu idioma.
  • Em supermercados e farmácias sempre existem revistas e jornais gratuitos sobre imóveis para locação.
  • Pesquise também em sites de serviços locais (kijiji, craigslist, lespac, Google Local). Não confie somente na boa vontade das pessoas em anunciar nos prédios ou nas revistas.

Passo 2: Conheça a vizinhança antes de visitar o imóvel

  • Se você estiver pensando em mudar-se para uma região que já conhece ou nos arredores de por onde você anda, pegue uma tarde ou um dia e vá passear por lá. Veja as pessoas, as lojas, o tráfego e tudo o mais.
  • Lembre-se de explorar os lugares em dias horários diferentes também porque as regiões podem ter comportamentos diferentes em horários diferentes.

Passo 3: Agende uma visita

  • Quando encontrar algo que lhe interesse, não hexite em visitá-lo. Mas lembre-se: LIGUE ANTES; VÁ DEPOIS! É sempre recomendável contactar as pessoas com antecedência e marcar uma visita.

Passo 4: Monte uma lista de perguntas e parta prá lá

  • Tenha sempre um checklist em mãos antes de visitar o imóvel. Não cingir somente na sua memória. Use o nosso!
  • Pergunte sobre custos, taxas e serviços disponíveis (estacionamento, eletricidade, internet, etc.)
  • No Canadá, boa parte dos apartamentos conta com geladeira, fogão e aquecimento inclusos no valor do aluguel, mas certifique-se desses fatores quando for visitar o imóvel.

Passo 5: Converse com as pessoas da região sobre a sua opção

  • Não é uma má idéia perguntar às pessoas quanto ao apartamento que deseja alugar. Converse com colegas, pessoas que trabalham na região e fique atento às notícias também.
  • Faça perguntas diretas às pessoas. Não fique enrolando. Seja específico.

Passo 6: Revise seu orçamento e os contratos

  • Lembre-se de incluir no seu orçamento o valor de todos os serviços que vai acabar precisando (eletricidade, tv, telefone, transporte, etc).
  • Um contrato de aluguel é um contrato de valor judicial entre as partes que o assinam. Você não pode simplesmente deixar o apartamento da noite para o dia e esperar não ter que arcar com as conseqüências quanto a isso. Revise todos os aspectos.
  • A maioria dos imóveis requer que você tenha no mínimo um seguro contra terceiros. Verifique a necessidade de ter um antes de aceitar.
  • Conheça seus direitos. Cada província possui um órgão responsável pelos direitos dos locatários e dos proprietários de imóveis. Conheça e apresente-se ao seu concierge (landlord).
  • As leis e regulamentos a que você é submetido também podem variar. Muitas empresas vão lhe fornecer documentos descrevendo tais aspectos. Se você sentir que precisa, solicite. É seu direito.
  • As empresas de eletricidade mantém o histórico dos consumos dos moradores anteriores. Solicite esses valores se desejar ter uma idéia de valor estimado do seu novo contrato E não esqueça que o consumo sempre aumenta no inverno.

Passo 7: Prepare sua mudança

  • Verifique se é necessário agendar um horário para se mudar. Alguns prédios solicitam que isso seja feito
  • Consulte o valor de empresas de mudança e a cobertura dos serviços (distância, ressarcimento no caso de acidentes, etc.)
  • Organize suas coisas e identifique tudo. É muito mais fácil pra se achar depois.

Não deixe para procurar apartamentos somente quando estiver próximo de acabar seu aluguel. Mantenha-se sempre atualizado quanto ao mercado. Você nunca sabe quando vai encontrar uma ótima oportunidade.

Não deixe de conferir nosso Checklist do Aluguel.

Fontes: Lifehacker, Siminca, Logement Quebec.

O que você acha?

Podeixar

Written by Podeixar

O PoDeixar é o melhor programa sobre o dia-a-dia e a vida no Canadá em português. Criado por Masaru Hoshi e Lindoberg Gonçalves, dois brasileiros que vivem no Canadá e que adoram papo furado, o PoDeixar traz todas as semanas cultura, entretenimento, informação de maneira descontraída, agradável e irreverente, falando sobre assuntos variados sobre o dia-a-dia e a curiosidades da vida no Canadá.

Comentários

Deixe um Comentário

    Deixe uma resposta

    Carregando...

    0