in ,

Polícia Federal suspende emissão de passaportes

Quem tem viagem marcada é melhor ficar atento

Passaporte Brasileiro.

Polícia Federal suspende a emissão de novos passaportes por tempo indeterminado. A razão:  “insuficiência do orçamento”.

A paralisação nos serviços foi iniciada às 22 horas da noite dessa terça-feira (27) e não há previsão de retorno. De acordo com a nota emitida pela entidade, quem foi atendido nos postos de emissão até ontem receberá os passaportes “normalmente”.

Uma nota publicada no site da Polícia Federal avisa que o agendamento online e o atendimento nos postos serão mantidos, mas a entrega dos novos passaportes dependerá da normalização da situação orçamentária.

Falta de orçamento

Segundo a assessoria da PF, a insuficiência de orçamento não significa insuficiência financeira (falta de dinheiro). Quer dizer que se atingiu o limite do gasto autorizado na Lei Orçamentária da União para essa rubrica específica.

Com isso, deverá ser necessária a edição de uma medida provisória ou aprovação de um projeto de lei para se modificar a Lei Orçamentária.

“A Polícia Federal acompanha atentamente a situação junto ao Governo Federal para o restabelecimento completo do serviço”, diz o texto.

Em 2016, a emissão de passaportes foi prejudicada por uma série de questões, desde a falta de matéria-prima para confecção da capa até a falha em uma máquina que faz a perfuração do documento.

Custos

O passaporte comum padrão ICAO (cor azul) tem uma taxa de confecção de R$ 257,25. O prazo normal de entrega é de seis dias úteis, mas a PF sempre alerta que somente cada posto escolhido para dar entrada no documento pode dar uma previsão exata da data. Um ano atrás, problemas elevaram a espera para até 45 dias.

A validade dos passaportes é de até dez anos. Após esse prazo, é necessário solicitar novo passaporte (não há renovação do documento).

A Polícia Federal realiza cerca de 8 mil atendimentos por dia de pessoas que solicitam a emissão de passaporte. Os usuários atendidos nos postos de emissão até esta terça receberão o passaporte normalmente, informa a nota.

Nota da Polícia Federal

 

Polícia Federal suspende emissão de passaportes

Fonte: Polícia Federal

O que você acha?

Canadá Agora

Written by Canadá Agora

Tudo sobre o cotidiano e vida no Canadá, do jeito que você precisa. Informação, cultura, entretenimento e bom humor do ponto de vista de brasileiros e brasileiras que adotaram o Canadá como sua nova casa

Comentários

Carregando...

0

Comments

0 comments