Aborto no Canadá

post-thumb

No Quebec o aborto é legal, gratuito e acessível em todos os momentos. Nenhuma lei prevê um período máximo de gravidez para que uma mulher perca seu direito ao aborto, não importa o quão bem ela engravide. Dessa forma, uma mulher sempre tem a escolha de fazer o que ela acha que é melhor para ela.

A decisão de continuar uma gravidez ou de fazer um aborto é uma decisão pessoal. Portanto, esta decisão pertence inteiramente à mulher. Ela é livre para fazer sua escolha de acordo com seus desejos e situação. Independente das razões que levam uma mulher a fazer um aborto, elas são únicas para cada uma e pertencem a ela própria. Além disso, as instituições que oferecem este serviço de aborto respeitam a decisão de cada mulher e não fazem julgamentos. Acima de tudo, o monitoramento é feito com neutralidade, respeito e de maneira completamente confidencial.

No entanto, diferentes procedimento médicos são adotados dependendo do número de semanas de gravidez. Aqui estão algumas informações sobre como proceder de acordo com o progresso da gravidez.

13 semanas de gravidez (primeiro trimestre)

No Quebec, a grande maioria dos abortos ocorre durante o primeiro trimestre da gravidez. Por outro lado, é bastante raro que um aborto seja realizado antes da 7ª semana de gravidez, porque as chances de sucesso seriam menores.

Dessa forma, durante o primeiro trimestre, quase todas as unidades de saúde do Quebec podem realizar abortos: hospitais, CLSCs, clínicas privadas e clínicas comunitárias.

14 semanas a 24 semanas de gravidez (2º trimestre)

Abortos realizados durante o 2º trimestre de gravidez também podem ocorrer na maioria dos estabelecimentos de saúde de Quebec.

25 semanas de gravidez e mais (3º trimestre)

Abortos no terceiro trimestre são mais raros. Nem todas os centros de saúde estão suficientemente equipados para realizar abortos nesta fase da gravidez.

Quando necessário, o sistema de saúde do Quebec permite que as mulheres viajem para os Estados Unidos para obter um aborto de terceiro trimestre. Nesse casos, os custos de viagens e aborto são cobertos pelo RAMQ.

Para conhecer os diferentes lugares onde você pode fazer um aborto, você pode ligar para o 811.

Métodos

Existem dois métodos possíveis de aborto no Quebec: aborto voluntário por cirurgia e aborto por medicação (pílula abortiva).

O uso da pílula abortiva pode ser adotado em casos de até 9 semanas de gravidez. Contudo, o aborto cirúrgico até a 12ª semana de gravidez na maioria das instituições e até a 14ª semana em algumas instituições. Por outro lado, as mulheres cuja gravidez tenha mais de 14 semanas devem entrar em contato com o Montréal Abortion Appointment Center (em Montréal).

Elegibilidade

Todas as mulheres que têm cobertura de seguro de saúde de Quebec (RAMQ) são elegíveis para serviços de aborto gratuitamente.

As mulheres imigrantes que estão no período de carência também têm acesso gratuito a esses serviços. No entanto, o atendimento pode variar com a condição e da duração da sua gravidez. Os serviços diferem em cada estabelecimento de acordo com o número de semanas de gravidez.

Idade de consentimento

Adolescentes com 14 anos ou mais não precisam obter permissão de seus pais para fazer um aborto; eles podem consentir-se com o seu aborto. Portanto, a decisão de continuar ou não a gravidez depende inteiramente deles.

Adolescentes com 13 anos ou menos devem obter o consentimento de seus pais ou responsáveis ​​para fazer um aborto. Se a adolescente e seus pais não concordarem com a decisão a ser tomada, um funcionário do CLSC pode ajudá-los. Se eles não conseguirem chegar a um acordo, o tribunal pode ser chamado a intervir.

As adolescentes também podem consultar uma enfermeira na escola ou em um CLSC para obter ajuda.

Pílula abortiva gratuita

As mulheres que desejarem interromper uma gravidez de sete semanas ou menos poderão obter a pílula abortiva sem nenhum custo. Nesse cenário, a pílula deve ser administrada nos primeiros 49 dias de gestação.

Um exame de ultrassom é necessário para se certificar do estágio da gravidez. Além disso, após tomar a medicação, a paciente deve ter acompanhamento médico por duas semanas.

“O governo do Quebec sempre foi a favor do direito das mulheres de fazer escolhas, particularmente em relação ao aborto”, diz o ministro da saúde Gaétan Barrette.

Estatísticas do Canadá

Acima de tudo, é olhando os números relativos que melhor medimos os resultados do sistema.

Em 1976 a taxa de aborto por 100 nascimentos era de 7,3. Enquanto isso, em 2011 ela chegou a 29,7. Além disso, a taxa de abortos por 1.000 mulheres entre 15 e 44 anos aumentou de 4,6 para às 17,1.

Deve-se notar que, após um aumento ininterrupto das taxas de aborto, que atingiram seu pico em 2002-2004, elas vêm caindo a cada ano desde então. Em 2002, houve 40 abortos por 100 nascimentos. Em 2004, para cada 1.000 mulheres de 15 a 44 anos, 19 fizeram um aborto.

História

O aborto é permitido desde 1969 no Canadá, mas sob certas condições. As mulheres tiveram que obter a aprovação de um comitê sobre o aborto terapêutico. Em contrapartida, quem abortasse sem permissão era punível com prisão perpétua.

Desde 1988, o aborto não é mais um crime graças à decisão do Morgentaler, proferida em 1988, pela Suprema Corte do país. Dessa forma, há mais de 30 anos as mulheres do Quebec venceram a batalha pelo aborto gratuito.

Abortos no mundo

Não pense que aqui, por ser legal, aborta-se mais do que no resto do mundo. De acordo com o relatório da Organização Mundial da Saúde, 25 milhões de abortos inseguros são realizados em todo o mundo a cada ano. A maioria dos abortos inseguros, 97%, são praticados em países em desenvolvimento da África, Ásia e América Latina.

  • De 2010 a 2014, houve uma média anual de 56 milhões de abortos em todo o mundo (seguros e inseguros).
  • 25% das gestações terminaram em aborto induzido.
  • Estima-se que mais da metade de todos os abortos inseguros no mundo tenham ocorrido na Ásia.
  • 3 de 4 abortos realizados na África e na América Latina não eram seguros.
  • O custo anual do tratamento das principais complicações do aborto inseguro é estimado em US $ 553 milhões.

Praticamente todas as mortes e casos de incapacidade devido ao aborto poderiam ser evitados através da educação sexual, o uso de contraceptivos eficazes, acesso legal ao aborto seguro e atendimento oportuno em caso de aborto. de complicações.

Quando mulheres e meninas não conseguem acesso a contracepção segura e serviços de aborto, isso tem sérias conseqüências para a sua própria saúde. Este não deveria ser o caso. Apesar dos avanços recentes em tecnologia e evidências, muitos abortos inseguros ainda ocorrem e muitas mulheres continuam sofrendo e morrendo.

Referências

  • Serviços de Aborto
  • Aborto: Disponível a qualquer momento
  • Pílula abortiva disponível no Québec a partir do Outono
  • Cerca de 100.000 abortos são realizados no Canadá todos os ano
  • Há 10 anos atrás, o Québec festejava o direito ao aborto
  • 25 milhões de abortos ilegais são realizados todos os anos no mundo
  • Prevenindo um aborto inseguro