Conheça os esportistas e atletas québequences

post-thumb

Hoje eu decidi escrever um pouco sobre esporte e esportistas locais.

Na semana passada, George St-Pierre anunciou o retorno aos combates da UFC. George St-Pierre é um dos québequenses mais conhecidos e respeitados do mundo do esporte da atualidade. Ele passou a infância e adolescência na cidadezinha de Saint-Isidore a 30 minutos de Montreal. Hoje, aos 35 anos, ele conta 25 vitórias e dois cinturões de campeão de peso médio da UFC. George St-Pierre foi vítima de intimidação na escola. Ele criou uma fundação que luta contra a intimidação e promove o esporte nas escolas.

No tênis quem se destaca é Eugenie Bouchard, 23 anos, nascida e criada em Montréal. Ela foi campeã da WTA Nuremberg, chegou as semi-finais de Rolland-Garros e na final de Wimbledon.

Outro nome muito querido e conhecido dos québequenses é Alexandre Despatie nascido em Montréal e criado em Laval. Ele obteve 16 medalhas de ouro em importantes competições internacionais de salto ornamental e duas medalhas de prata em jogos olímpicos.

O Canadá obteve 22 medalhas nas olimpíadas do Rio em 2016, sendo 4 de ouro, se destacando na natação.

Nas últimas olimpíadas de inverno em Sochi o Canadá obteve 25 medalhas, sendo 10 de ouro, se destacando no hockey e ski acrobático.

Hockey: o esporte nacional

O hockey é o esporte nacional. A equipe nacional masculina foi 9 vezes campeã olímpica e a equipe feminina foi 4 vezes medalha de ouro nos jogos olímpicos. Muitos jogadores canadenses jogam em várias equipes do mundo.

O jogador mais famoso e rico é Sidney Crosby, com um salário de $10.900.000. Hoje ele joga na equipe Pinguins de Pittsburgh.

Já no hockey feminino o salário é muitíssimo menor. A melhor jogadora do mundo é a québequence Marie-Philip Poulin, capitã da equipe Les Canadiennes de Montreal, também conhecida como Les Stars de Montréal. Marie-Philip tem um salário de apenas 25 mil por temporada.

Quem se destaca na equipe Les Cannadiens de Montréal, a equipe masculina, é Carey Price, com um salario de $7.000.000.

A copa Stanley é uma importante copa de hockey masculino criada em 1893. A equipe de Montreal foi 24 vezes campeã, mas a ultima vez que ganhou este título foi em 1993. A copa Clarckson é a versão feminina da copa Stanley, foi criada em 2005. A equipe de Montreal foi campeã 3 vezes.

Outros destaques montréalaises

Les Alouettes de Montréal é a nossa equipe de futebol canadense. Eles foram 7 vezes campeões da copa Grey, senda a última vez em 2010. O melhor jogador é Bear Woods. O salário médio dos jogadores da equipe é de 60 mil por ano.

L’Impacte de Montreal é o time de futebol (soccer) daqui, foi fundado em 1992. Foi 6 vezes campeão da copa Des Voyageurs, 2 vezes campeão da copa do Canada. O jogador mais bem pago é Ignacio Piatti, com um salário de $400.000.

Referência

Eu estou deixando o link aqui em baixo para os brasileiros bons de bola que queiram participar das seleções para entrar no Impact.