O assunto de hoje é a palmada

post-thumb

Muitos de nós fomos corrigidos com palmadas quando éramos crianças. Hoje, tanto no Brasil quanto no Canadá, existem leis para evitar que as crianças sejam espancadas. Tentarei esclarecer qual o limite entre o que é legal e o que é crime no que se diz respeito aos corretivos. Quando pais, professores e babás podem se utilizar desse recurso no caso em que a criança se comporta mal, sem colocar em risco a vida do menor.

A legislação canadense

O Código Penal canadense estabelece que agredir ou ameaçar agredir é uma infração penal. As palmadas, socos, beliscão, chutes, segurar com força ou simplesmente tocar uma pessoa são exemplos de gestos que podem ser considerados como crime contra a pessoa.

A lei prevê exceções como nos seguintes exemplos: quando um jogador de hockey empurra outro jogador ou um boxeador dá socos em seu oponente, nenhum deles comete uma ofensa. Isso ocorre porque a pessoa deu seu consentimento ao contato físico de acordo com as regras do esporte.

O Código Penal contém um artigo que cria outra exceção à lei de agressão. A seção 43 permite aos pais, cuidadores e professores a usarem força razoável para corrigir o comportamento de uma criança ou aluno sem serem condenados por agressão. Ela estabelece que:

Isso significa que, em determinadas circunstâncias, um pai, tutor ou professor pode usar força razoável para controlar, proteger a criança ou outras proteger outras. Não serão condenados por uma ofensa criminal.

No entanto, a seção 43 não é uma defesa para cada ação que o pai, tutor ou professor pode tomar. É possível usar apenas força razoável apenas em conexão com suas responsabilidades para com a criança. A lei serve como argumento para justificar danos físicos ao menor.

Limites legais

O Supremo Tribunal do Canadá indica que o uso da força só é permitido como corretivo educacional. Ela só pode ser usada no momento do incidente e a pessoa não deve ser motivada por raiva.

A aplicação da força é permitida somente se a criança tiver entre dois e doze anos de idade. O uso da força para punir uma criança com menos de dois anos é inapropriado porque considera-se que uma criança nesta idade não é capaz de aprender com a situação. O uso da força é inapropriado para os adolescentes maiores de 12 anos porque considera-se também que existe uma variedade de outras maneiras mais eficazes de lidar com seus comportamentos problemáticos.

No Canadá é proibido usar objetos para bater em uma criança. O uso do cinto ou chinelo, neste caso é proibido. Agredir alguém na cabeça é totalmente proibido. Então, nada de cascudos ou tapa na cara.

O que diz a legislação brasileira

No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente desde 2014 apresenta um trecho que diz:

É proibido no Brasil “a conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que humilhe, ameace gravemente ou ridicularize’’.

A Lei da Palmada no Brasil não prevê nenhuma punição severa em caso de espancamento. As punições previstas são leves como:

  • Podem ser encaminhados a um programa comunitário
  • Tratamento psicológico
  • Cursos ou programas de orientação
  • Ter de encaminhar a criança a um tratamento especializado
  • Receber uma advertência.

A lei também prevê multa de até 20 salários mínimos para profissionais que seja comprovado que sabiam e não denunciaram os maus tratos, como médicos e professores.

Quando a Lei da Palmada surgiu no Brasil muitas pessoas ficaram revoltadas dizendo que o Estado não deveria interferir na educação dos filhos.

A diferença entre um tapinha e espancamento deve ser clara. Além disso, castigos não violentos, na minha opinião, devem ser a primeira opção. Tais como deixar a criança sentada num banquinho, ou num canto, ir para o quarto, ficar sem sobremesa ou sem tv.

Em Montréal em 2010, houve o caso de uma garota de 13 anos que faleceu depois de recebeu um tapa no rosto por não ter uma tarefa doméstica. O pai de 74 anos recebeu apenas uma pena de 60 dias de prisão. Ele declarou que nunca imaginaria que um único tapa poderia matar sua filha.

Deixem opiniões nos comentários.

Referências

  • Ministério da Justiça – Direito criminal e controle do comportamento de uma criança
  • Lei da Palmada entra em vigor on Brasil