in

Você sabe o que é o Amber Alert?

A importância do Amber Alert

Você sabe o que é o amber alert

O Amber Alert é um alerta de emergência de sequestro de crianças. O termo hoje se tornou um acrônimo para America’s Missing: Broadcast Emergency Response e é largamente difundido na América do Norte.

A origem

Em janeiro de 1996, Amber Hagerman tinha 9 anos quando foi sequestrada enquanto passeava de bicicleta com seu irmão em Arlington, Texas. A família entrou em contato com amigos, a polícia local e o FBI e iniciaram as buscas.

Quatro dias após o seu sequestro, o corpo de Amber foi encontrado atrás de um conjunto de apartamentos com lacerações profundas no pescoço. O lugar ficava a menos de 8 km da casa de Amber. Ainda hoje a justiça não encontrou suspeitos.

No Canadá

No Canadá a primeira iniciativa nesse sentido foi lançado pela província de Alberta em 2002. Em 2014 haviam 41.342 casos de crianças desaparecidas. Desses, em 122 casos os pais estavam envolvidos. Em geral, menos de 25% dos casos envolvem pessoas desconhecidas. Comparativamente, mais de 460.000 crianças ficam desaparecidas, por ano, nos Estados Unidos.

Alertas nacionais começaram a ser compulsoriamente para TODOS os telefones celulares sempre que há um aviso de criança desaparecida. O alerta funciona também em outras mídias. Estações de rádio e redes de televisão na região dos desaparecimento são notificadas automaticamente.

A título de curiosidade, o AMBER alert é traduzido no Québec como Alerte Médiatique But Enfant Recherché, algo como Alerta Midiático para Recuperação de Crianças.

Reações sem sentido

Desde o início dos alertas no Canadá as delegacias de polícia começaram a receber reclamações de pessoas que reclamam do alerta, geralmente por terem sido “acordadas” no meio da noite. Recentemente aconteceu o primeiro caso de pessoa que reclamou disso acabou que acabou sendo processada.

Um senhor de 70 anos ligou para 911 para reclamar de um aviso de cinco crianças desaparecidas emitido às 5 da tarde. A polícia de Hamilton argumenta que estava tentando manter as linhas descoupadas e teve que atender ao cidadão revoltado. Segundo a polícia, ele estava brabo porque estava tentando descansar.

No Brasil

No Brasil existe uma sugestão de projeto de lei para a criação de algo semelhante, mas até agora só teve 5 apoios no site do senado e está longe de se tornar uma realidade.

Não existem números oficiais desde 1999, mas segundo o Ministério da Justiça, o número de desaparecidos era de 200 mil pessoas POR ANO. Desses, 40 mil eram crianças, cerca de 115 por dia.

Referências

O que você acha?

Masaru Hoshi

Written by Masaru Hoshi

A última coisa que você vai imaginar olhando pra cara dele é que ele é japonês. Engenheiro de software e co-fundador do Canada Agora. Mora no Canadá desde 2008 e é um apaixonado por viagens.