,

3 razões para tirar neve do carro

3 razões para tirar neve do carro

Você conhece bem a sensação. É de manhã, você acabou de tomar seu café, colocou seus casacos e está pronto pra sair. Ou então, é final do dia, você só pensa em chegar em casa e relaxar. Em ambos os casos você olhou pro seu carro e lembrou que nevou baldes e ele está coberto até o teto. Será que é preciso realmente tirar a neve do carro?

A criança dentro de mim se diverte vendo a neve em cima dos carros sair voando como estrelinhas que se saem voando. Já o adulto preguiço espera que a física faça seu trabalho e leve o que eu fiquei com preguiça de tirar. Seja como for, é bom deixar a fantasia e a preguiça de lado e investir alguns minutos do seu tempo para limpar muito bem a neve do carro. Vou dar três razões básica do porquê isso é importante.

É Ilegal

3 razões para tirar a neve do carro - É Ilegal

A polícia adora pegar os engraçadinhos que deixaram o penteado Mohawk em cima do carro. É. Aquele bloco de neve que ficou onde você não quis (ou não conseguiu) alcançar é ponto preferido dos policiais. O giroflex brilhando no retrovisor do carro pode vir seguido de uma advertência verbal a até uma multa salgada de algumas centenas de dólares. Apesar de não ter aviso de blitz nem grandes avisos a respeito disso, não marque bobeira porque eles estão de olho 100% do tempo.

É perigoso

3 razões para tirar a neve do carro - É perigoso

Um dos maiores riscos que os motoristas enfrentam nas estradas é a visibilidade. Uma fração de segundos pode ser a diferença entre chegar em casa e terminar em uma cama de hospital. O ato de remover a neve e o gelo dos vidros não deve se limitar ao pára-brisas frontal e traseiro. Muitos motoristas ignoram a importância das janelas laterais, mesmo as traseiras. Ao fazer isso eles diminuem ainda mais a visão dos ângulos cegos.

Ao não remover a neve ou o gelo de cima do carro você está criando um risco para os outros. O motorista que fica atrás de você pode ser acertado por um bloco que de despreende do seu carro e momentaneamente perder a visibilidade. Se nesse instante você tiver que frear bruscamente e o motorista de trás não vir, “até logo”.

Existe ainda um outro risco maior. Por vezes a neve em cima do carro não sai voando e se transforma em gelo. Em um dado momento o calor do carro faz com que o capô esquente o suficiente para aquele bloco de gelo se soltar e sair voando. Dependendo do tamanho e da velocidade desse pedaços eles podem virar verdadeiros projéteis e atingir quem vem atrás. E não pense que precisa ser um pedaço muito grande. As vezes algo do tamanho de uma bola de tênis já faz um belo estrago.

Sai caro

3 razões para tirar a neve do carro - Sai Caro

A preguiça pode sair ainda mais cara pra quem não presta atenção aos limpadores de pára-brisas. O acúmulo de gelo e neve faz com que os limpadores tenham que trabalhar mais, forçando o motor e superaquecendo-o. Nessa brincadeira você pode ser obrigado a gastar com palhetas, suportes e até mesmo o motor que funciona os limpadores.

E se você achar que isso sai barato existe outro inconveniente. Em muitos carros a área de respiro do aquecedor fica bem onde a neve acumula, perto do pára-brisas. Se aquela área ficar tampada, a troca de ar fica mais difícil, o aquecedor precisa trabalhar mais e consequentemente você gasta mais. Além de, obviamente, o risco de superaquecer.

Simples prevenção

Como eu disse no começo, previnir esse tipo de problemas é muito simples e só requer que você engula a preguiça.

  • Se você tiver frio nas mãos, considere um par de luvas bons só pra essa tarefa.
  • Tenha uma boa escova para tirar neve. Existem modelos para todos os gostos e bolsos. Ache uma que funcione pra você. Se seu carro é um pouco alto de mais, tipo uma SUV ou uma minivan, considere andar com um banquinho ou comprar uma escova telescópica. Existem até algumas com espelhos (pra que isso?). Deixe sua escova do lado do banco pra poder alcança-la facilmente.
  • Comece limpando a porta do carro para pegar sua escova.
  • Certifique-se que o escapamento do carro está desobstruído. Casos de envenenamento por CO acontecem porque as pessoas esquecem disso.
  • Limpe primeiro na área do parabrisas e desobstrua a área de troca de ar.
  • Ligar o carro e o desembaçador traseiro.
  • Continue limpando os vidros, lembrando de raspar o gelo.
  • Termine tirando a neve do teto, da frente do radiador e dos faróis.

Com a prática isso não deve demorar mais de 5 minutos e você está pronto para dirigir com segurança. Ou você pode fazer como o cara do vídeo abaixo

Links

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Written by japa

japa

Engenheiro de software e co-fundador do PoDeixar. Mora no Canadá desde 2008 e é um apaixonado por viagens. Apesar do apelido, a última coisa que você vai imaginar olhando pra cara dele é que ele é japonês.