Escolhendo entre cartões de crédito

Ter ou não ter um cartão de crédito é uma escolha muito pessoal e não é pra qualquer um. Há quem se torne escravo dele e se perca totalmente nas contas. Mas se você se considera parte desse grupo com bom senso tenho certeza que vai ter uma bela dor de cabeça. Escolher entre as dezenas de cartões de crédito não é tarefa simples. São bandeiras, bancos, benefícios, taxas de juros, etc.

Antes de mais nada, eu quero lembrar que eu não trabalho com investimentos financeiros e estou longe de ser a melhor pessoa do mundo para organizar minhas despesas. Por sinal, se você trabalha com aconselhamento financeiro está convidado a participar do Canadá Agora pra falar sobre isso.

Outro ponto importante é que, se você defende que cartões de crédito são desperdício de dinheiro, este artigo só vai te fazer passar raiva. Mesmo.

Organizando sua busca

Recentemente eu me vi enfrentando o dilema “qual o melhor cartão pra mim”. Achei que a melhor opção seria levantando tudo o que eu sabia sobre os cartões que eu tenho hoje:

  • Banco emissor
  • Empresa de crédito (VISA, Mastercard, AMEX, etc)
  • Taxa de juros anual
  • Benefícios (cashback, pontos, milhas)
  • Seguros embutidos e limites (viagem, aluguel de carro, saúde, doença)
  • Anuidade
  • Gastos mensais

Minha ideia era ter um padrão de comparação pra descobrir o quanto eu tava sendo roubado.

De posse dessas informações resolvi montar minha metodologia de pesquisa. Minha maratona começou assim:

  • anotei exatamente o que os cartões que eu tenho me dão direito.
  • classifiquei todos os cartões que eu via por aí por tipo de benefícios.
  • resolvi ficar só com dois cartões por categoria pra simplificar minha vida.
  • limitei minha busca simplesmente pelo Google.
  • Fui pra luta.

Conclusão: deu tudo errado. Eram MUITAS opções e eu tive que admitir que eu tava perdido mesmo. Foi então que eu resolvi partir pro plano “B”.

Plano B: Pesquisadores de cartões

Foi então que eu descobri que outras pessoas já tinham feito o trabalho por mim. Existem ferramentas que permitem procurar por cartões de crédito no mercado. O que não falta são filtros. Pesquisa por província, taxa de juros, vantagens, seguros, etc. Mas como nada é simples neste vida, tinha que ter algo pra complicar minha vida aqui. Basicamente existem VÁRIOS sites de pesquisa de cartões e nem todos concordam entre si. No final deste artigo você encontra os principais sites que eu encontrei.

Financial Consumer Agency of Canada (FCAC – ACFC)

Minha primeira opção foi optar por uma fonte oficial (Sim, até o Governo Federal tem uma ferramenta pra isso). O site do Financial Consumer Agency of Canada (um tipo de PROCON canadense) mantém uma base de informações sobre cartões de créditos de diversas instituições. O site permite pesquisar com base em todos os critérios que eu listei e mais alguns até. Infelizmente interface não é o forte do Governo e a navegação pode ser meio cansativa. Pelo menos os dados parecem bem consistentes.

Resumo: Muita coisa e pouco amigável

Site: http://itools-ioutils.fcac-acfc.gc.ca/stcv-osvc/ccst-oscc-eng.aspx

Greedy Rates

Uma outra melhor mais amigável que o Credit Card Selector do Governo é o Greedy Rates. Ele parece trazer mais resultados e lista informações mais relevantes como anuidade, taxa de juros e renda mínima já de cara. Pra quem tiver menos paciência ainda o site tem a lista dos melhores cartões em algumas categorias. Infelizmente ele se foca em 4 categorias apenas e não parece ter uma lista tão grande de informações de cartões.

Resumo: Prático para pesquisar

Site: http://www.greedyrates.ca/

CreditCards.ca

Um outro site que parece ser mais completo é o CreditCards.ca. Novamente eu achei algumas discrepâncias entre o que cada um indica como sendo os melhores cartões, mas em geral os resultados parecem consistentes. A pesquisa não é muito flexível e se foca apenas em mostrar os melhores cartões de uma dada categoria.

Resumo: Bastante informação; pouco flexível

Site: http://www.creditcards.ca/

Rate Hub

Esse site é muito interessante e vai além da pesquisa de cartões de crédito. Também é possível pesquisar taxas de financiamento de imóveis, empréstimos, serviços financeiros, seguros e investimentos. Decididamente ele é um site pra quem sabe o que quer. Permite pesquisar utilizando mais de 20 critérios diferentes, inclusive informando gastos médios por tipo de despesas. Novamente parece haver diferença entre os resultados dos outro sites. Outra vantagem deste site é que ele traz informações importantes sobre como escolher um cartão também, permitindo aprender mais sobre o assunto.

Resumo: Eu recomendo.

Site: https://www.ratehub.ca/credit-cards

Red Flag Deals

O Red Flag Deals é um site conhecido com promoções e descontos em lojas e serviços que oferece também essa pesquisa por cartões. A ferramenta em si não traz nada de novo e parece muito com o CreditCards.ca só que com menos opções de pesquisa ainda. Inclusive os resultados são muito parecidos com o desse site. Num primeiro momento parece ideal pra quem só quer ter uma idéia geral sobre cartões.

Resumo: Nada de novo

Site: http://creditcards.redflagdeals.com/

Money Sense

A revista (e o site) Money Sense falam sobre finanças e economia e obviamente não podiam ignorar o assunto sobre cartões. A reportagem mostra os melhores cartões de 2016 classificados em 6 categorias distintas com comentários sobre os cartões que não contribuem em nada na decisão do consumidor. Eles também tem uma ferramenta de pesquisa de cartões com uma proposta semelhante ao Rate Hub mas que se perde em formulários muito extensos. Sem falar que os resultados são listados de maneira extremamente superficial e com difícil comparação.

Resumo: Querem pensar por você

Site: http://www.moneysense.ca/spend/credit-cards/canadas-best-credit-cards-2016/

Conclusão

Não existe um consenso entre os sites de pesquisa de cartões e os primeiros resultados podem variar bastante. Se você embarcar nessa de procurar um cartão, tenha paciência e não deixe de cruzar resultados. E principalmente, não deixe de checar a informação publicada no site da instituição emissora.
Pessoalmente resolvi ficar com meus cartões crédito atuais porque não achei nenhum que me desse mais benefícios do que eu tenho hoje.

Um outro ponto muito importante. Quem pensa que ter cartões de créditos no Canadá é o suficiente pra ter um bom histórico de crédito, pense novamente. Colecionar cartões de crédito pode ser extremamente ruim para o seu crédito.

Na dúvida, consulte um conselheiro financeiro. Eles não te cobram por isso e servem de ótima referência para sanar suas dúvidas.

Written by japa

japa

Engenheiro de software e co-fundador do PoDeixar. Mora no Canadá desde 2008 e é um apaixonado por viagens. Apesar do apelido, a última coisa que você vai imaginar olhando pra cara dele é que ele é japonês.