Procurar emprego é uma tarefa que pra muita gente é extremamente ingrata. Quantos não são os relatos de quem já mandou 20, 30, 50, até mesmo 100 currículos sem conseguir uma oferta. A pergunta que todo mundo se faz é: “o que eu estou fazendo de errado”. Se esse é o seu caso, então talvez este artigo seja para você. Conheça 5 dicas sobre o que fazer e o não fazer quando procurar emprego.

1. Leia a vaga atentamente

O que fazer e o que não fazer quando procurar emprego: Leia a vaga

Leia o job posting até o final, mil vezes, até entender qual a vaga oferecida. Uma vez eu postei uma vaga que precisava de servers, bartenders e dishwashers e recebi mensagens de gente querendo ser assistente de cozinha.

Não percam tempo! Nem o seu muito menos o do recrutador!

2. Seja claro

O que fazer e o que não fazer quando procurar emprego: Seja claro

Escrevam um texto claro e com atenção, respondendo a todos os pedidos da postagem. Já recebi muitas mensagens sem telefone ou email, claramente especificado na postagem. Ah! E algumas pessoas erraram o meu nome! Come on people! Qual recrutador vai responder uma mensagem quando você não tomou o cuidado nem de escrever o nome dele direito?!

3. Seja objetivo

O que fazer e o que não fazer quando procurar emprego: Seja objetivo

Quando pedirem para falarem sobre você, falem da sua experiência com relação àquela vaga para a qual você está se candidatando. Se não tiver nenhuma, OK. Fale sobre as suas qualidades e porque a empresa deveria te contratar. Aqui eles não querem saber se a empresa vai ser boa pra você e sim se você vai ser bom pra empresa.

4. Não fale que precisa de dinheiro

O que fazer e o que não fazer quando procurar emprego: Não fale que precisa de dinheiro

NUNCA fale que você precisa muito trabalhar e que está precisando do dinheiro. De novo, não é importante pra empresa a sua situação. Eles querem gente que seja boa pra eles, que trabalhe pra dar dinheiro pra eles, não o contrário.

5. Espere a hora certa

NUNCA pergunte quanto paga a vaga antes do primeiro contato do recrutador. Se você passar na entrevista eles te farão uma job offer e nessa job offer vem o valor do salário ou da hora. Muitas vezes o salário depende da sua experiência e pode variar. Às vezes a diferença é de $1 ou $2 a hora e é o recrutador que vai saber o que te oferecer. Só daí você vai ter o direito de aceitar o não aquele valor.

Originalmente publicado por Barbara Wrobel Pabst


Leia também:

Masaru Hoshi

Written by Masaru Hoshi

A última coisa que você vai imaginar olhando pra cara dele é que ele é japonês. Engenheiro de software e co-fundador do Canada Agora. Mora no Canadá desde 2008 e é um apaixonado por viagens.

Deixe uma resposta