Canadá lança moeda que brilha no escuro

post-thumb

Ainda na onda de comemorar os 150 anos do país, o Canadá lança moeda que brilha no escuro. Não, não é brincadeira nem pegadinha.

O Royal Canadian Mint fez um concurso em 2017 para escolher um design especial de moedas. O concurso exigia que as ideias deveriam ter o tema “maravilhas canadenses”. O vencedor do design foi Timothy Hsia, se inspirou nas aurora boreal, cenário famoso do norte canadense. A estampa inclui também um casal remando em um lago.

A moeda que estampa a ideia ganhadora é a de $2, comumente conhecida como “toonie” (em conjunto ao loonie, a moeda de $1). A moeda recebeu um tratamento especial onde o céu em tons de verde e azul brilha no escuro!

A mais jovem designer de moedas do mundo

Amy Choi teve a ideia escolhida para estampar a moeda de $0.10, uma pomba segurando uma folha de maple. Segundo Amy, ela representa o que ela acha do Canadá, uma nação onde o multiculturalismo tem um lugar especial e onde todos somos responsáveis.

A mais jovem designer com apenas 9 anos representou o Canadá com três animais, um ganso, uma tartaruga e um castor desenhados com padrão aborígene. A ideia de Joelle Wong está na moeda de $0.25, também com cores especiais.

Outras moedas especiais

A moeda de $0.25 também já recebeu adornos especiais. Em homenagem aos veteranos da Grandes Guerras, o Mint lançou uma coleção especial com uma papoula vermelha no verso. A papoula é tema do mais famoso poema sobre a Guerra, “In Flanders Fields”. É ela a mesma flor que as pessoas penduram em suas roupas durante os meses de honra aos veteranos.

Confira o vídeo que mostra todas as moedas dessa coleção especial aqui.

Essas e muitas outras moedas podem ser adquiridas direto no site do Mint.