Mulher exige ser atendida por “médico branco”

post-thumb

“O Canadá é um país multicultural que se orgulha de receber pessoas de todas as partes do mundo”. A afirmação é repetida por políticos e personalidades por todo o país que se orgulham de serem canadenses. É provável que muita gente se sinta assim, mas talvez não esta mulher.

Em um vídeo filmado em uma walk-in clinic em Mississauga, Ontario, uma mulher exige ser atendida por “médico branco” que “não tenha dentes marrons”. Hitesh Bhardwaj, que estava na sala de espera da clínica, filmou o incidente no domingo, dia 18 de Junho. A mulher estava aguardando na sala de espera com seu filho e começou a gritar com um funcionário da clínica. Em uma dada parte do vídeo ela inclusive pede que seja atendida por “alguém que fale inglês” e atenda seu filho.

Uma funcionária da clínica pode ser ouvida dizendo que a mulher não poderá ser atendida por um “médico branco” antes das 4 da tarde. Nitidamente nervosa, ela continua. “Então você está me dizendo que, neste prédio inteiro não existe UM médico branco?”. E vai além. “Você está me dizendo que meu filho com dor no peito vai ter que esperar até as quatro da tarde?! Eu posso ver um médico branco, que não tenha dentes marrons e fale inglês?”

A mulher finalmente volta onde estava sentada, pega seu filho pela mão (praticamente arrastado) e sai em direção ao balcão principal. Enquanto isso, outros pacientes que estavam aguardando atendimento sugerem que ela vá a um hospital.

[quads id=4]

Indignação

“Ele está doente e o peito dele dói. Eu não quero ver um médico que não seja branco. Eu gostaria de ver um médico branco e não tem UM médico branco neste prédio!”, diz ela para o funcionário no balcão.

“Deus! Que tipo de país horrível nós vivemos? Eu quero ver alguém que não tenha dentes marrons e que fale inglês”. Bhardwaj, um imigrante indiano, disse que não conseguia acreditar no que estava ouvindo. “Vendo tudo aquilo acontecendo, na frente de tantas pessoas, ela sem medo de estar dizendo aqui, que ninguém a denunciasse, foi chocante”, declarou.

“Eu senti um misto de raiva e frustração. Eu fiquei transtornado pelo resto do dia.”

Em um dado momento, alguém descrita por ele como “uma jovem corajosa” confronta as ações da mulher. “Seu filho tem mais problemas tendo você como mãe. Você é extremamente rude e racista! Você quer discutir sobre ‘Pakis’ no hospital? Talvez quem precise ser internada aqui é você!”

Outras pessoas que assistiam à cena também começam a criticar a postura da mulher mas ela não diminui. “Você é marrom e você está me atacando porque eu sou branca! Só porque eu sou branca!”. E piora ainda mais! “Ser branca neste país… Eu deveria mesmo é dar um tiro em mim mesma. Meu filho é parte NÃO-branco. Alguém poderia vê-lo que pelo menos fale inglês. Eu falei INGLÊS! Eu quero alguém que seja canadense para vê-lo”.

[quads id=”2″]

Posicionamento da clínica

A mulher acabou sendo escoltada para fora da clínica sem maiores incidentes. A clínica se recusou a comentar o acontecido mas disse em um comunicado genérico que a gerência está “orgulhosa com a qualidade do atendimento médico provido”.

O oficial Mark Fischer, da Peel Regional Police, disse que eles receberam um chamado da clínia próximo do 12:30 com sinais de “distúrbio da ordem”. No chamado alguém dizia que havia uma paciente pedindo por “um médico branco” enquando era “verbalmente agressiva”.

Os policiais não registraram nenhuma ofensa.

Depois de todo o ocorrido, o filho da mulher acabou eventualmente sendo atendida por um médico.

Fonte: CBC News