,

PoDeixar 138 – A cultura do faça-você-mesmo

A cultura do faça-você-mesmo

Através do anos, o brasileiro desenvolveu o costume de ter sempre alguém ao seu lado que o auxiliasse. Babás, diaristas, porteiros, manicures, cabeleireiros, serviços gerais, etc. Costume de casa vai à praça e claro que o comércio não seria diferente. Vendedores e garçons seguem numa forma de servitude, por vezes sendo tratados como criados por clientes que se consideram no direito de agir dessa forma.

Com as mudanças da economia e a influência de um mundo cada vez mais igualitário, nem a Terra Brasilis escapou e velhos hábitos tiveram que mudar. Hoje em dia só conta com esse tipo de serviço quem realmente tem dinheiro. O mundo não é perfeito mas mesmo assim há quem seja punido por maus tratos e humilhações.

No Canadá a vida segue diferente. Seja por falta de opção ou por influência histórica, o canadense não é acostumado a tanta bajulação. Restaurantes, lojas e mercados existem praticamente como mostruários onde o próprio cliente busca o que precisa.

Neste programa, Japa e Berg discutem como essa cultura do “faça-você-mesmo” existe no Canadá e fazem um paralelo com a realidade do Brasil.

Ouça também

E-MAILS

Você se identificou com esta história? Teve uma experiência parecida ou muito diferente? Tem uma percepção diferente da nossa? Mande sua história, críticas, elogios, sugestões e caneladas para [email protected].

Viaje tranquilo!

Você está de viagem marcada para o Canadá ou está indo passear no Brasil? Não dê chance para o azar e garanta que você está coberto contra imprevistos indesejados. Contrate um seguro viagem com o Canadá Agora, sendo atendido com quem fala português e conhece a realidade do Canadá e do Brasil.

Acesse agora http://www.canadaagora.com/seguroviagem e faça uma cotação!

Músicas fornecidas por BenSound sob a licença Creative Commons.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Written by Podeixar

Podeixar

O PoDeixar é o melhor programa sobre o dia-a-dia e a vida no Canadá em português. Criado por Masaru Hoshi e Lindoberg Gonçalves, dois brasileiros que vivem no Canadá e que adoram papo furado, o PoDeixar traz todas as semanas cultura, entretenimento, informação de maneira descontraída, agradável e irreverente, falando sobre assuntos variados sobre o dia-a-dia e a curiosidades da vida no Canadá.