Algumas pessoas têm uma percepção bem diferente do mundo. Para elas, é como se tudo tivesse que girar à sua volta e todos tivessem que viver em sua função. Sair da sua zona de conforto é praticamente inadmissível! São pessoas que podem tranquilamente dizer: “imigrei mas só mudei de endereço”.

Imigrar é muito mais do que aprender um idioma e ter um passaporte diferente. É entender a história, a cultura, os hábitos e costumes daquele país. É respeitar e trocar experiências. É se tornar parte daquele lugar e ainda assim levar consigo quem você é e de onde você veio. Como dizia Gonzaguinha, é “viver e não ter a vergonha de ser feliz”.

Há quem pense diferente. Sempre há. Gente que não se importa com essas coisas. Que pensa demais no seu umbigo e esquece de levantar a cabeça para dar “good morning / bonjour”. Ou pior! Que prefere esquecer de onde veio e ignorar seus conterrâneos. Por que? Não tenho a menor ideia, mas que é uma pena, isso é.

Neste programa Japa e Berg conversam sobre o comportamento de alguns imigrantes. Gente que ignora outros brasileiros, que criticam os canadense ou que não querem se misturar com outras nacionalidades. Quem são? Onde vivem? Do que se alimentam (eu aposto que só de leite condensado).

Desligue a Globo Internacional, páre de comer doce de leite e deixe de lado o resumo da novela das 8. Está no ar o PoDeixar 152 – Imigrei mas só mudei de endereço.

Fale com a gente

Você se identificou com esta história? Teve uma experiência parecida ou muito diferente? Tem uma percepção diferente da nossa? Mande sua história, críticas, elogios, sugestões e caneladas para [email protected].

Viaje tranquilo!

Você está de viagem marcada para o Canadá ou está indo passear no Brasil? Não dê chance para o azar e garanta que você está coberto contra imprevistos indesejados. Contrate um seguro viagem com o Canadá Agora, sendo atendido com quem fala português e conhece a realidade do Canadá e do Brasil.

Acesse agora http://www.canadaagora.com/seguroviagem e faça uma cotação!

Garanta sua aprovação no IELTS / TOEFL!

Não importa o quanto você ache que sabe falar inglês. Quando o assunto é passar em um exame de proficiência com o IELTS e o TOEFL não tem como vacilar. É preciso de preparar da melhor maneira possível. Nós recomendamos os serviços da Achieve Exames e garantimos que você vai ser a melhor preparação e o melhor atendimento possível.

Conheça a Achieve Exams agora mesmo! http://www.achieveexams.com/

Músicas fornecidas por BenSound sob a licença Creative Commons.

Written by Podeixar

Podeixar

O PoDeixar é o melhor programa sobre o dia-a-dia e a vida no Canadá em português. Criado por Masaru Hoshi e Lindoberg Gonçalves, dois brasileiros que vivem no Canadá e que adoram papo furado, o PoDeixar traz todas as semanas cultura, entretenimento, informação de maneira descontraída, agradável e irreverente, falando sobre assuntos variados sobre o dia-a-dia e a curiosidades da vida no Canadá.