Quando Jean Talon organizou os primeiros grupos de colonos que iriam colonizar a Nova França, nunca sequer deve ter passado pela cabeça que ele seria citado em um podcast em português. Mas, uma coisa é certa. Ele sabia que esses “novos franceses” deixariam sua história por muitos anos ainda.

Os recém-chegados não vinham de famílias nobres nem tampouco tinham grandes posses. Bem verdade, muitos enxergavam esta como uma oportunidade de começar de novo, ter uma nova vida, inclusive mudando de identidade e criando um novo nome para si. Assim nasceram os LeBlanc, os LaPointe, os Plante, os Pépin e muitos outros.

Neste programa Masaru e Berg visitam os nomes e sobrenomes franceses. Curiosidades sobre suas origens, quais os sobrenomes mais comuns e como os nomes brasileiros acabam totalmente diferentes quando pronunciados em francês.

Está no ar o PoDeixar #177 – Nomes e sobrenomes franceses.

Entre em contato conosco!

Você se identificou com esta história? Teve uma experiência parecida ou muito diferente? Tem uma percepção diferente da nossa? Mande sua história, críticas, elogios, sugestões e caneladas para contato[email protected].

Serviços Recomendados pelo Canadá Agora

Músicas fornecidas por BenSound sob a licença Creative Commons.

Podeixar

Written by Podeixar

O PoDeixar é o melhor programa sobre o dia-a-dia e a vida no Canadá em português. Criado por Masaru Hoshi e Lindoberg Gonçalves, dois brasileiros que vivem no Canadá e que adoram papo furado, o PoDeixar traz todas as semanas cultura, entretenimento, informação de maneira descontraída, agradável e irreverente, falando sobre assuntos variados sobre o dia-a-dia e a curiosidades da vida no Canadá.

Deixe uma resposta