Calgary está localizada na região de gramíneas (Grassland) em Alberta, cerca de 80 Km a leste das Montanhas Rochosas. Desde o auge da exploração petrolífera no início do Sec XX (1900), Calgary hoje se tornou uma das cidades mais importantes do mundo. Com 1.1 milhões de habitantes, é a cidade mais populosa da província de Alberta e a terceira maior do país e sua região metropolitana é a quinta mais populosa do Canadá. Calgary é hoje um importante centro financeiro, onde estão as sedes das principais empresas petrolíferas do país.

Composta por 4 grande zonas, Calgary conta com um sistema de transporte ferroviário leve e eficiente que interliga as periferias ao coração da cidade de maneira simples e relativamente barata. O centro da cidade é compacto, uma concentração de torres e arranha-céus que refletem a próspera economia da cidade que se desenvolveu principalmente graças à pecuária e à extração de petróleo. Apesar de toda a movimentação de segunda a sexta-feira, o centro fica praticamente deserto aos finais de semana, parecendo muito com filmes de apocalipse zumbi, sem os zumbis.

O principal ponto de pedestres é o Stephen Street Mall, que liga modernos centros comerciais com os antigos empórios, cafés e restaurantes do centro da cidade. Para combater o inverno intenso, os calgarianos criaram um sistema que interliga diversos dos prédios no centro da cidade por meio de passarelas cobertas ou galerias subterrâneas que conectam lojas e prédios de escritórios por quilômetro a fio. O sistema é tão eficiente que as vezes quem olha as ruas tem a impressão de nada acontecer por ali.

Geografia e Clima

Calgary é uma cidade que cresceu e se desenvolveu em meio aos campos e pastagens, a prairie canadense. Sua cultura e estilo de vida country é observada não apenas na cidade mas em todas as cidades que se estendem por milhares de quilômetros de plantações de trigo e canola. A oeste da cidade ficam as Montanhas Rochosas, cujos picos cobertos de neve podem ser vistos horizonte afora em dias ensolarados e que se estendem pelas províncias de Alberta e British Columbia.

Apesar de ter um clima normalmente muito seco, com 300 dias de sol por ano, Calgary é também a cidade mais ensolarada do Canadá.

Um fenômeno conhecido da região é vento Chinook. Estes ventos chegam a aumentar a temperatura da cidade em 10º C ou mais, permitindo que Calgary tenha, em pleno inverno, dias de calor onde é possível andar de camiseta sem morrer congelado. O resto do Canadá também conhece esse mesmo efeito, mas enquanto isso ocorre de 3 a 4 vezes durante o inverno inteiro, em Calgary isso pode chegar a acontecer de 3 a 6 vezes por dia.

População e cultura

Em relação à língua, esqueça completamente o francês: esta é a terra dos cowboys.

Tipicamente country, a cultura da cidade é mantida ainda hoje por meio de festivais e eventos anuais. Realizada a primeira vez em 1912, a Calgary Stampede é o principal exemplo disso. Todos os anos milhares de turistas visitam a cidade em uma celebração que hoje é a mais conhecida do oeste canadense, traduzindo a cultura e o estilo de vida dos cowboys.

O calgariano médio é jovem, bem educado, empreendedor, voltado à comunidade, generoso e bem pago. Valorizam muito a família, sempre buscando atividades e recreações, muito preocupados com o balanço entre trabalho e vida pessoal. Como cidadãos, os calgarianos são muito voltados à comunidade: existem mais pessoas trabalhando como voluntários em Alberta do que a média nacional.

26% das pessoas que moram em Calgary são imigrantes, a maioria vindo de países como Reino Unido, China, Índia, Filipinas, Estados Unidos e Paquistão, tornando a cidade a principal escolha dos recém-chegados no país, atrás apenas de Toronto, Montreal e Vancouver. Por outro lado, Calgary é a principal escolha de quem “se muda uma segunda vez”, após chegar no Canadá.

Banff e Lake Louise

A cidade de Banff fica no centro do Parque Nacional de Banff, uma cidade charmosa conhecida pelos seus museus, galerias, termas e beleza natural atraindo milhões de visitantes a cada ano. A região foi descoberta por três operários da linha férrea que acidentalmente encontraram uma série de fontes termais em uma área hoje chamada Surphur Mountain.

Reconhecendo o potencial turístico da região após o termino das obras uma série de hotéis começou a investir na região atraindo turistas de todos os cantos do mundo para aproveitar a beleza da região e aproveitar as termas.

Lake Louise é o símbolo da beleza na região das Montanhas Rochosas.

“No painting or photograph can prepare you for the real place” – Lake Louise

Economia e mercado de trabalho

Apesar do setor de energia ser o que mais alavanca a economia local, o mercado de trabalho de Calgary depende de diversos profissionais em setores co-relatos da economia que sustentam o mercado petrolífero. Entre eles, serviços técnicos, transporte, setor financeiro e de construção são os que mais apoiam e atendem às empresas de gás e petróleo da região.

Apesar de ter passado pela pior inundação da sua história em junho deste ano (2013), Alberta ainda tem previsão de ser a economia mais forte do Canadá em 2013. Todos os níveis do governo, residentes das cidades atingidas e vizinhanças têm trabalhado juntos superando grandes desafios na reconstrução. Como resultado o setor de construção estará ainda aquecido, com resultados esperados ainda maiores do que em 2013.

Influenciados pelos trabalhos de reconstrução e o próprio momento favorável da cidade, o aumento na construção de residências deve chegar a 19.9% em 2013 e 22.5% em 2014, em contraste com a queda de 14.4% e 4.9% no resto do Canadá. O preço das casas também deve seguir a tendência de crescimento, com 1.6% de aumento em 2013 e 10.6% em 2014, em comparação aos 2.6% em 2013 e 4.6% em 2014, no resto do Canadá.

Calgary é, em todos os sentidos, a cidade que mais impulsiona o Canadá. É a mais forte economia do país nos últimos 10 anos e segundo os indicadores atuais, deve se manter assim pelo menos até 2017. Sua economia cresceu mais do que qualquer outra grande cidade do país, tendo o segundo maior PIB médio e o segundo maior PIB absoluto dos últimos 10 anos (2003-2012). Com todos esses superlativos, dentre as seis maiores cidades do Canadá, Calgary:

  • Está empatada com Edmonton com a menor taxa de desemprego do país (2012);
  • Tem o segundo maior número de vendas no varejo dos últimos 10 anos (2003-2012)
  • Tem a mais produtiva e a mais bem paga mão-de-obra do país;
  • Tem a maior renda individual e o maior poder de compra;
  • O menor custo de vida (entre Toronto e Vancouver);

Vale a pena conferir

  • Calgary Tower [http://www.calgarytower.com/]: A Torre de Calgary tem uma altura de 191 metros e proporciona uma vista panorâmica espetacular, nesmo no centro da cidade. A Torre possui um restaurante, que permite aos visitantes saborear os pratos deliciosos enquanto admiram as belas vistas da cidade.
  • Royal Tyrell Museum [http://www.tyrrellmuseum.com/]: Um fantástico museu de paleontologia em meio às Badlands, onde é possível ver e conhecer um pouco mais sobre o trabalho de pesquisa e investigação de fósseis e saber como a região acabou com tantos fósseis desses animais.
  • Telus World of Science [http://www.sparkscience.ca/]: O museu científico é cheio de exibições interativas, apresentações de multimídia e apresentações educativas. Todos os anos, há mais de 300.000 visitantes e cerca de 50.000 estudantes que vêm para conhecer o museu. Em 2006, o museu inaugurou uma parte especial para crianças, chamada Creative Kids Museum (Museu da Criatividade das Crianças), que oferece aprendizado básico de arte para crianças.
  • Calgary Stampede [http://www.calgarystampede.com/]: as Montanhas Rochosas são a maior atração turística de Alberta e cenário do incrível “Calgary Stampede”. Anualmente, e durante dez dias, o espírito cowboy e a cultura do oeste se mantêm mais vivos que nunca. O rodeo mais importante da América do Norte, com mais de um milhão de dólares de prémio para o vencedor, é o festival mais popular da região e atrai milhares de visitantes.
  • O Mercado Rural de Calgary [http://www.calgaryfarmersmarket.ca/]: na 4421 Quesnay Wood Drive na zona sudoeste da cidade, é o mercado de produtos naturais e frescos mais popular e oferece uma grande variedade de pratos típicos deliciosos.
  • Calgary Olympic park [http://www.winsport.ca/]: Depois de sediar os Jogos Olímpicos de Inverno em 1988, Calgary se tornou famosa pelos esportes de inverno como o bobsledding, esqui e, é claro, o hóquei sobre o gelo.

Links

Ouça o programa

[0h02m18] Comentários da galera
[0h11m52] Recadinhos da semana
[0h13m29] Assunto da semana

O que você acha?

Podeixar

Written by Podeixar

O PoDeixar é o melhor programa sobre o dia-a-dia e a vida no Canadá em português. Criado por Masaru Hoshi e Lindoberg Gonçalves, dois brasileiros que vivem no Canadá e que adoram papo furado, o PoDeixar traz todas as semanas cultura, entretenimento, informação de maneira descontraída, agradável e irreverente, falando sobre assuntos variados sobre o dia-a-dia e a curiosidades da vida no Canadá.

Deixe uma resposta