,

PoDeixar #2.09 Sistemas de Transporte: Québec

Sistemas de Transporte: Québec

Se mover em Québec não é algo complicado. Por sinal, o que mais se tem são opções de transporte.

Aeroporto Jean-Lesage (YQB)

O Aeroporto fica localizado em Ancienne-Lorette, uma cidade-ilha dentro da região de Québec que escolheu não fazer parte da região da capital. Transformado em aeroporto internacional em 2008, hoje ele recebe mais de 500 vôos diários com destinos que incluem o Caribe, Estados Unidos e várias outras regiões no Canadá.

De carro ele fica há cerca de 25 minutos do centro da cidade mas apenas 10 minutos do centro de Ste-Foy, região que vêm se tornando um importante centro comercial e financeiro da cidade. Não existe linha de ônibus que facilite o acesso ao aeroporto. Se você não quiser ou puder alugar um carro, a melhor opção é realmente pegar um serviço de táxi, que trabalham com tarifas pré-definidas que variam de 30 a 40$ dependendo da região para onde você pretende ir.

Mais informações: http://www.aeroportdequebec.com/

Ônibus

A cidade de Québec é servida por duas redes de transporte: a RTC (Réseau de Transport de la Capitale) e a STL (Societè de Transport de Lévis), cada qual servindo a região das cidades.

A RTC, responsável pela região de Québec, possui mais de 100 linhas que cobrem boa parte da região de Québec e redondezas com ônibus expressos de diversos portes. O transporte é integrado e permite a utilização uma ou mais linhas com o pagamento de apenas uma tarifa.

Em ambas as redes de transportes, os ônibus são aquecidos e permitem que ninguém morra congelado durante o inverno. Durante o período mais quente, algumas linhas possuem um suporte na frente do ônibus que permite que você carregue sua bicicleta enquanto segue um determinado trajeto.

A RTC tem trabalhado forte na modernização dos serviços. A substituição dos tickets em papel e a introdução dos cartões inteligentes garante mais segurança, praticidade e flexibilidade no caso de perda ou recarga dos pacotes, além de servir como uma forma de integração com outras redes de transporte.

A tarifa individual de ambas as redes é de $3.00. Existem planos específicos com tarifas reduzidas para crianças, estudantes, recém-formados e idosos, além de planos corporativos com vantagens que vão além dos valores reduzidos.

Qualquer que seja o plano de transporte que você utilize, ele é dedutível do imposto de renda. Por isso, guarde seus recibos para utilizá-los na declaração.

Principais serviços RTC

rtc-logo-metrobus

Métrobus

Serviço de alta freqüência e grande capacidade que permite atravessar longas distâncias em um curto espaço de tempo e chegar nos principais pontos de atividades da cidade, disponível 7 dias na semana.
Linhas: 800, 801, 802 et 803

rtc-logo-lebus

leBus

Linhas que cobrem as principais vizinhanças residenciais da cidade. Com paradas mais frequentes e menos cobertura, essas linhas tendem a circular em ruas menores e artérias secundárias.
Linhas: 1 a 199

rtc-logo-express

eXpress

É uma versão mais ágil do serviço leBus que funciona em períodos específicos, geralmente cobrindo os horários de ida e retorno do trabalho. Eles fazem parte dos trajetos normais das linhas leBus mas com menos paradas.
Linhas: 200 à 599

Mais informações:http://www.rtcquebec.ca/ e http://www.stlevis.ca/

Trem

Viajar de trem no Canadá não é a forma mais barata mas com certeza é bem agradável. Os serviços oferecido pela ViaRail permitem literalmente atravessar o país de costa-a-costa, passando por lugares maravilhosos e visitando belas paisagens. Ao escolher vagões mais luxuosos é possível desfrutar de ainda mais conforto em grandes camas de casal ou tetos transparentes enquanto atravessa as rochosas canadenses.

Os preços são similares aos oferecidos por linhas de ônibus inter-municipais como a Orléans Express. Inclusive, ônibus e trens estão sempre em embates de tarifas para conseguir maior público. Em ambos os casos, os carros possuem serviços de Wifi gratuito e confortáveis acomodações. Entretanto, a vantagem óbvia em utilizar serviços ferroviários é independência de engarrafamentos.

Dependendo do trajeto, do dia e do serviços, a ViaRail oferece promoções que te fazem pensar em viajar mesmo que não tenha nada pra fazer, como por exemplo fazer Toronto-Montréal por 29$ ou Montréal-Québec por $39. Isso tudo sem falar nos chamados pacotes de “escapada”, que incluem a viagem e a estadia em ótimos hotéis por um, dois ou três dias.

Québec possui duas estações de trem servidas pela ViaRail: Uma em Ste-Foy e outra na estação de trens da Gare du Palais, no centro da cidade, um prédio em forma de Chatêau similar ao Frontenac construído em 1915 e ainda em funcionamento.

Mais informações: http://www.viarail.ca

Communauto

Uma opção para quem quer poder utilizar um carro mas não quer arcar com os custos de compra, manutenção e impostos.

Criado em 1994, o serviço é o mais antigo da América do Norte do seu gênero. Por meio de mensalidades que variam entre 30$ mensais a até 39$ anuais, os planos variam de acordo com o valor das tarifas e o tempo de utilização.

Funciona basicamente assim. Você se associa, paga um valor mensal e têm direito a utilizar os carros da rede, que ficam espalhados em pontos estratégicos da cidade. É preciso reservar o carro pela Internet e informar o período que pretende ficar com ele. No local existem caixas onde, de posse de uma chave especial, é possível ter acesso às chaves dos carros. No caso da utilização ultrapasse o valor contratado, você paga a diferença.

Apesar da popularidade, o serviço tem várias críticas, principalmente por conta dos recém-chegados no país pela dificuldade que as pessoas têm de serem aceitas por terem histórico de crédito muito breve ou mesmo nenhum. Nos casos onde o aplicante tem menos de 12 meses de histórico, o serviço cobra um valor adicional de $500 a $1000.

Links

Ouça o programa

[0h08m35] Comentários da semana
[0h39m12] Assunto da semana

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Written by Podeixar

Podeixar

O PoDeixar é o melhor programa sobre o dia-a-dia e a vida no Canadá em português. Criado por Masaru Hoshi e Lindoberg Gonçalves, dois brasileiros que vivem no Canadá e que adoram papo furado, o PoDeixar traz todas as semanas cultura, entretenimento, informação de maneira descontraída, agradável e irreverente, falando sobre assuntos variados sobre o dia-a-dia e a curiosidades da vida no Canadá.