Uma das coisas que a gente recomenda desde sempre é a necessidade se planejar. Saber onde se quer chegar e qual caminho trilhar pode não ser garantia de sucesso, mas com certeza ajuda a evitar muitos fins indesejados. Ter seu plano concretizado é sinônimo de sucesso e realização. Mas e quando as coisas dão errado ou não você descobre que não vão funcionar? Você está preparado para virar a página e seguir em frente?

A gente cresce acreditando que vencer é o mais importante. Quem não conhece ou ouviu a história de alguém que não mede esforços para isso, nem que seja passando por cima dos outros? É claro que ninguém gosta de perder ou ter seus sonhos despedaçados, mas isso também não é motivo para desespero nem de derrota.

Abraham Lincoln, 16o presidente dos Estados Unidos, dizia: “eu não me importo com você caia. Eu me preocupo que você se levante”. Mas aceitar que algo não está dando certo ou que não deu certo e aprender com isso, pode ser ainda mais importante do que vencer.

Muitos dos problemas da vida são causados pelo apego. Ficamos com raiva, preocupados, tornamo-nos ávidos, fazemos queixas infundadas e temos todos os tipos de complexos. Todas estas causas de infelicidade, tensão, teimosia e tristeza são devidas ao apego.

Desapego não é desinteresse, indiferença ou fuga. Não devemos nos tornar indiferentes aos problemas da vida. Não devemos fugir da vida; não se pode fugir dela quando somos sinceros.

A vida e seus problemas devem ser encarados e lidados de frente, mas não são coisas às quais devamos nos apegar. É verdade que o dinheiro tem sua importância, mas a pessoa que se apega a ele torna-se avarenta e escrava do dinheiro. É muito fácil nos apegarmos à nossa beleza, às nossas aptidões ou às nossas posses, e assim nos sentirmos superiores aos outros. É igualmente fácil nos apegarmos à nossa feiúra, à nossa falta de aptidões ou à nossa pobreza, e assim nos sentirmos inferiores aos outros.

Neste programa Lindoberg Gonçalves e Masaru Hoshi falam de quando os seus planos não dão certo e como isso não é o fim do mundo, discutindo suas próprias experiências e compartilhando histórias de outras pessoas, mostrando que você não está sozinho no mundo.

E ainda: contamos com a participação muito especial de quatro convidados que compartilharam um pouco da sua história e das suas lições.

Entre em contato conosco!

Você se identificou com esta história? Teve uma experiência parecida ou muito diferente? Tem uma percepção diferente da nossa? Mande sua história, críticas, elogios, sugestões e caneladas para [email protected].

Serviços Recomendados pelo Canadá Agora

Músicas fornecidas por BenSound sob a licença Creative Commons.

Written by Podeixar

Podeixar

O PoDeixar é o melhor programa sobre o dia-a-dia e a vida no Canadá em português. Criado por Masaru Hoshi e Lindoberg Gonçalves, dois brasileiros que vivem no Canadá e que adoram papo furado, o PoDeixar traz todas as semanas cultura, entretenimento, informação de maneira descontraída, agradável e irreverente, falando sobre assuntos variados sobre o dia-a-dia e a curiosidades da vida no Canadá.

Comentários

Loading…