Bolsa família no Canadá

post-thumb

Ao contrário do Brasil, a bolsa família no Canadá serve não apenas às famílias extremamente pobres. Por isso, a maioria das famílias com crianças menores de 17 anos têm acesso a esta ajuda. O subsídio é isento de impostos. O valor que as famílias têm direito é baseado em sua renda e situação, o que pode incluir, por exemplo, até mesmo famílias com renda anual de 200 mil, se tiverem 2 filhos ou mais.

Desde julho de 2018, “Allocation canadienne pour enfants” (ou Benefício canadense para crianças, em tradução livre) será indexada para acompanhar o custo de vida. Dessa forma, o valor máximo anual do benefício aumentará para $6.496 por criança menor de seis anos e $5.481 por criança de seis a dezessete anos. Como resultado, essa mudança permitirá que os pais tenham mais dinheiro livre de impostos a cada mês para sustentar seus filhos pequenos.

Um novo programa de ajuda

A ACE, programa proposto pelo governo Liberal como uma promessa eleitoral, substitui a “Prestation fiscale canadienne pour enfants” e a “Prestation universelle pour la garde d’enfants” (respectivamente, “Prestação fiscal canadense para crianças” e “Prestação universão para o cuidado das crianças”).

A maioria das famílias receberá um pagamento único todos os meses, isento de impostos. Por conseqüência, as famílias não terão que reembolsar parte do valor dos benefícios que recebem quando fazem suas declarações de imposto de renda.

Além disso, o benefício é inversamente proporcional à renda familiar. Famílias de renda baixa e média recebem maios, enquanto quem tem renda maior (normalmente acima de $150.000) recebem benefícios menores. Em média, as famílias recebem cerca de $6.800 por ano de subsídio infantil do Canadá.

Se você tem filho, não se surpreenda se você receber um cheque maior do Governo Federal do que estava esperando. Portanto, devido ao reajuste e, como o ACE é pago mensalmente, isso significa um aumento de $8 por pagamento.

No Quebec, 870.000 famílias são afetadas por esse aumento, totalizando 1,5 milhão de crianças. Em todo o Canadá são 3,7 milhões de famílias beneficiadas, aproximadamente 6,5 milhões de crianças.

“Nossa economia está ficando mais forte, o que significa que podemos tornar a ACE mais generosa agora (…). Em outras palavras, as famílias terão mais dinheiro a cada mês. Como o preço dos bens essenciais sobe, o mesmo acontece com o cheque”, anunciou o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.

Segundo dados do Governo Federal, desde 2016, o ACE já pagou mais de $23 bilhões em benefícios.

Bolsa família do Québec

Além da bolsa família federal (ACE), as famílias que residem no Quebec têm acesso ao “Soutien aux enfants” (Suporte às crianças). Este crédito fiscal reembolsável para apoio à criança é pago pelo Governo de Quebec. Ele inclui:

Pagamento de apoio à criança

O “Soutien aux enfants” é uma assistência financeira a todas as famílias elegíveis com uma criança dependente com menos de 18 anos que resida com elas.

Suplemento para compra de material escolar

Cerca de $100 por criança são destinados aos beneficiários de pagamentos do “soutien aux enfants”. São atendidos todos que sejam responsáveis por uma criança entre 4 e 16 anos.

Suplemento para crianças deficientes

Ajuda financeiramente as famílias com os cuidados e educação de uma criança cuja deficiência ou comprometimento da função mental limita significativamente sua capacidade de alcançar vida por um período previsível de pelo menos um ano.

Suplemento para crianças deficientes que necessitam de cuidados excepcionais

Destinado aos pais que precisam assumir responsabilidades extras para cuidados especiais. Ele também é destinado àqueles com crianças gravemente doentes ou com deficiência muito significativa.

Pobreza infantil no Canadá

Apesar desses programas, cerca de 1,34 milhões de crianças, viviam na pobreza no Canadá em 2015. Isso representa cerca de 19% das crianças do país. Como resultado, uma em cada cinco crianças canadenses vive na pobreza e 40% são crianças de famílias autóctones. A insegurança alimentar afeta cerca de um milhão de crianças canadenses.

A promessa do governo liberal é retirar 60.000 crianças do Quebec da pobreza e cerca de 300.000 em todo o país.

Referências

Famílias canadenses recebem novo benefício infantil

Benefícios melhores para 870.000 famílias no Québec

Benefício Canadense às crianças

Retraite Québec e o apoio à criança