Revista VEJA: Uma crítica sem sal sobre o Canadá

post-thumb

Uma vez meu amigo e jornalista Rogério Tanganelli me disse que qualquer um pode ser jornalista desde que se atenha a buscar a verdade, trazendo fatos e argumentos que se contraponham em direção de uma discussão construtiva. Assim com o Rogério, eu tenho muitos amigos que são jornalistas e apesar de ser engenheiro de software, eu sempre fui apaixonado de maneira platônica por essa profissão. É simplesmente deprimente ver exatamente o contrário sendo exercido por alguém com tantos anos de jornalismo, tal qual como aconteceu na matéria publicada pela jornalista e ex-diretora chefe da revista VEJA, Vilma Gryzinski à respeito do primeiro ministro do Canadá, Justin Trudeau.

VEJA: Sem nada pra ver

Quanto mais eu vivo, mais eu me convenço de que esta é realmente uma época excitante e ao mesmo tempo muito escrota para se estar vivo.

Se você é bonito, você usa sua beleza pra “aparecer”. Se é de esquerda, é comunista; se é de direita, é burguês; se tenta assumir uma postura equilibrada, é um maldito indeciso. Trudeau tá longe de ser alguém perfeito e tem sim suas posturas populistas como todo chefe de Estado têm quando busca o aumento da sua popularidade.

A jornalista atira pra todos os lados e critica até a mãe do primeiro ministro, chamando-a indiretamente de traficante, devassa e negligente, como se isso fosse relevante na direção de um país; no meu entender, uma tentativa frustrada de provar que o Canadá é um país de aparências. Sobra até pra Celine Dion, que entende tanto de política internacional quanto eu entendo de extração de tumores cerebrais em recém-nascidos.

A jornalista está longe de ter feito uma matéria digna de atenção. Escrita de maneira superficial e unilateral, vários trechos poderiam ter sido extraídos de algum tablóide ou pasquim, com menções que ressaltam o rancor e o nojo beirando o xenofobismo. Criticou sem contra-pontos ao mesmo tempo que desvalorizou toda uma Nação e desprezou o sonho que muitos brasileiros têm em buscar uma oportunidade de morar no exterior.

Infelizmente, mais um esforço desnecessário em denegrir e criticar ao invés de informar de maneira equilibrada.

Adendo

O Globe and Mail publicou uma matéria comentando a matéria da própria jornalista da VEJA. Infelizmente não se trata de nada além de uma tradução e resumo do texto da jornalista, com exceção talvez de algumas breves alfinetadas a respeito da crise política por que passa o Brasil.