Você votaria em uma pessoa de turbante?

post-thumb

Jagmeet Singh é o novo chefe do Novo Partido Democrático (NPD). Ele é deputado provincial desde 2011. É um advogado e trabalha voluntariamente para organismos que lutam por justiças sociais. E ele é um sikh.

A religião dele não afeta as propostas políticas do NPD, que segue na mesma linha de quando foi fundado.

Há pouco tempo ele foi atacado durante uma palestra por uma mulher cheia de ódio contra os muçulmanos e na qual manteve uma reação pacífica. Mas 47% dos quebequenses se recusam a votar em alguém que usa símbolos religiosos.

O que é o Sikh

O siquismo é uma das religião mais pacífica que existe, considerando que todas as religiões podem levar a Deus. É uma religião inclusiva, fundada no amor, separando-se da vaidade humana.

O sikhismo (ou siquismo) é criado com base em um conceito de direitos iguais para todos. Ele coloca ênfase em nove deveres, descritos como os “Três Pilares do siquismo”:

  • Manter Deus presente na mente em todos os momentos (Nam Japam);
  • Alcançar o sustento através da prática de trabalho honesto (Kirt Karni);
  • Partilhar os frutos do trabalho com aqueles que necessitam (Vand Chhakna).

Eu não sou praticante de nenhuma religião, mas sou cristã e tenho muita fé. Acredito que é preciso investigar antes de julgar. Para eleger um líder, é preciso aprender sobre os seus valores, seu currículo e suas intenções profissionais.

Apesar de ser contra a bancada religiosa no Brasil e defender o Estado laico, eu acredito que o sexo, a orientação sexual, a cor da pele ou religião do candidato não é importante. O que importa é o seu passado, sua visão e as propostas do partido.

E você? O quê pensa sobre o assunto?

Referência: Mais da metade dos québécois se recusaria a votar em um homem com turbante