Salut, salut!

Não, esse não é o post que você esperava, dando dicas de como conseguir emprego no Québec estando no Brasil e não tendo ainda um visto. So sorry. Por outro lado, se o que você procurava saber era como procurar emprego e entender qual a melhor forma de fazê-lo, você está no post certo.

Vamos botar batata palha nesse dog…

Ferramentas

cbpfkpazQue tal começarmos pelo começo? Quais as ferramentas mais usadas pelos recrutadores e onde eu consigo encontrar as vagas anunciadas no Québec e no Canada?

Então, sabe aquele site que você criou um perfil há uns 5 anos atrás e nunca mais atualizou ele? Não, não é o Orkut! Estamos falando do LinkedIn. Isso mesmo! Aquela plataforma de rede social para empregos. Pode até ser que no Brasil o site não seja muito utilizado, mas por aqui é uma ferramenta bastante útil.

Dê aquela boa espalhada de purê, coloque bastante ketchup e mostarda e deixe ele bonitão. Atualize com a realidade do seu perfil e o que é mais importante: EM FRANCÊS. A própria ferramenta deixa você criar vários idiomas dentro do mesmo perfil/conta. Se possível, crie em inglês também. Ele irá se basear no seu perfil atual, provavelmente em tupi-guarani português e carregar as informações para o novo idioma, o que te poupa tempo.

Legal! Agora busque as empresas de seu interesse, que buscam o seu perfil e faça conexões com ela e com os recrutadores que trabalham na empresa. Dessa forma você já cria visibilidade e acompanha as novidades dessas empresas.

Outras plataformas bastante utilizadas para buscar empregos é o Indeed, Jobboom e Monster.ca.

O bendito curriculum vitæ ou CV

Esse eu tenho certeza que você atualiza, certo? Principalmente quando precisa procurar um emprego. Pois é! Aqui é extremamente importante você atualiza-lo com base na vaga e empresa ao qual está se candidatando. E isso é realmente levado a sério.

Dica importante

cv_quebec_002

  • Defina um objetivo e coloque-o logo no início do seu CV;
    • Ele deve ser resumido e dar uma ideia de quem você é, o que faz de mais importante ou que possui mais conhecimento, sua experiência e o que deseja com base na vaga que está se candidatando;
  • Comece sempre pelo que deve ser mais destacado:
    • Caso esteja procurando um emprego como gestor de projeto, coloque em destaque certificados e/ou formações relacionadas;
    • Coloque algum projeto importante do qual participou;
    • Se procura uma vaga como pesquisador, coloque em destaque seu Mestrado ou Doutorado na área;
    • Projetos importantes de pesquisa que participou;
    • E por aí vai;
  • Comece pela experiência mais recente até o mais antigo, ordem cronológica (essa é certeza que você já faz, não é?);
  • Na sua experiência, descreva o/os projeto/s que participou;
  • Não descreva as atividades, faça uma lista começando sempre por um verbo no infinitivo para a atividade/responsabilidade, exemplo:
    • Écrire des documents;
    • Réaliser des recherches;
    • Faire les études;
    • Etc, etc, etc;

IMPORTANTE: NÃO COLOQUE DADOS PESSOAIS NO CV!!!
Aqui, qualquer coisa que possa levar à discriminação ou de cunho pessoal deve ser evitado no CV. Portanto, não coloque:

  • Endereço;
  • Número de documentos;
  • Estado civíl;
  • Idade;
  • Data de nascimento;
  • Sexo;
  • Foto (caso não seja solicitado);
  • Contatos de mídias sociais como Twitter, Facebook, Snapchat, etc. (exceto quando há uma ligação direta com a vaga). LinkedIn até pode;
  • Para contato, coloque apenas telefones, e-mail ou outro contato que ache relevante.

Lettre de présentation

sous-section203_image_lettre-01Outra coisa importante e pouco usada no Brasil é a lettre de présentation. Essa é aquela
cartinha que você dá uma resumida na sua vida profissional, diz porque está se candidatando para aquela vaga, dá um ar de beleza nas suas qualidades e aquela implorada explicada porque você a pessoa mais sensacional para aquela vaga.

Não encha muita linguiça! A carta deve ser algo bem resumido e rápido e deve dar aquele gostinho de “quero mais” ao recrutador, para que ele se interesse em ler seu CV e não clicar em “excluir permanentemente sem ler”.

Candidatura espontânea

Você já ouviu falar naquele ditado pra pular popular: no lugar certo e na hora certa? Candidatura espontânea é isso. Imagine a seguinte situação:

O gestor de projetos está em uma reunião conversando com o cliente e, para esse projeto, vão precisar de alguém com uma experiência que eles não tem na empresa. Portanto, ele precisará buscar no mercado. A vaga ainda não está aberta e ele precisará sondar os sites, ler vários CVs, fazer entrevistas, até encontrar a pessoa certa. Maaaaaaaaaaaaaas… Por increça que parível incrível que pareça, você acaba de mandar seu CV para a pessoa certa e deu aquela ligada para confirmar se receberam o e-mail e se dispôr para tirar dúvidas com relação ao seu perfil.

UAU! Momento certo, hora certa, lugar certo!

Sim, pode acontecer e já ouvi muitas histórias parecidas. Algumas pessoas consideram isso “queimar o filme”, mas a verdade é que dessa forma você demonstra iniciativa, disponibilidade e interesse. Só não esquece de dar uma pesquisadinha básica sobre a empresa antes de se candidatar. Vai que perguntam se você conhece a empresa né?

Dica com bastante purê

Vale lembrar que o Québec (nem o Canada) é Brasil. Assim sendo, você precisa se acostumar com o mercado de trabalho local, deixando de lado aquelas pequenas manhas que o mercado do Brasil exigem, as vezes, sem necessidade alguma.

Antes de sair fazendo altas conexões no LinkedIn, ou atirar pra tudo que é lado seu CV (mesmo que ele esteja lindo e perfumado), pesquise sobre sua área de trabalho, o que é necessário para atuar nele e o que as empresas pedem.

– Mas querido blog Purê no Hot-Dog, como eu vou fazer isso? Eu ainda não estou aí pra saber.
– Querido leitor assíduo, aspirante júnior a estágiario de imigração. Tenho certeza que você já ouviu falar em INTERNET, certo? Acredite ou não, é uma ferramenta muito útil para você visitar o mundo todo sem sair do lugar. Ou vai me dizer que você nunca deu uma passeada nas ruas de Québec usando o Street View do Google Maps?! É claaaaro que já!

mtg944_pageaccueil_01Pois então. Os sites para busca de emprego que citei no início do post… Pera, calma! Termina de ler, depois você volta pra ver. Isso! Eles não servem apenas para você procurar seu emprego quando estiver por aqui, mas também para você entender como o mercado está funcionando, o que as empresas estão pedindo para determinadas vagas e se tem, muitas ou poucas, no que você pretende fazer.

Use também o site do IMT para buscar informações sobre as profissões, nomes de cargos, salários, empregabilidade e exigências quanto a formação. O site é do próprio governo do Québec e faz parte do Emploi Québec.

Sabendo de tudo isso, personalize seu CV/LinkedIn/outros para a vaga/empresa que irá enviar. Um exemplo bastante prático é você evitar de colocar aquele seu lindo doutorado no CV para uma vaga de gestor de projetos júnior. O doutorado tem como base formar tese para pesquisa e desenvolvimento ou para uma formação acadêmica de quem pretende dar aulas. Se a vaga não exige, tire!

Eu sei o que deve estar pensando: Esse blog está muito louco! Um trabalhão pra conseguir meu lindo diploma de doutor e vou tirar ele do meu CV? Vou deixar lá e mostrar como sou bem qualificado!
Veja bem. Esse pode ser exatamente o problema: superqualificação. Eu entendo que quem chega aqui está desesperado louco querendo arranjar um emprego logo, por ‘n’ motivos. Entrar dinheiro para manter as economias, não ficar parado muito tempo, não deixar uma lacuna no CV, etc., mas um “muito a mais” no seu CV pode elimina-lo para determinada vaga. Seja o tempo de experiência, sejam certificações, diplomas, não importa. Quanto melhor você souber trabalhar seu curriculum especificamente para as vagas, maior será o retorno e maiores as chances de conseguir um emprego logo.

Detalhe interessante

Não estamos dizendo para você rebaixar sua qualificação, mas se você tem interesse em entrar logo no mercado de trabalho essa é a dica. Também vale lembrar que, como você já tem experiência e formação para um cargo mais alto, sua curva de aprendizagem no novo emprego é menor, o que te dará um maior destaque em um espaço curto de tempo. Assim sendo, mais rápido você alcançará cargos ao quais você tem interesse. Já contando com a experiência de ter trabalhado por aqui e com conhecimento prático de como funciona o mercado.

Esperamos ter ajudado mais uma vez. Não esqueça de dividir seu dogão com a galera! Curta nosso post, comente, compartilhe e ajude o próximo! Garanto que alguém vai te pagar um belo hot-dog com muito purê assim que possível por você ter compartilhado esse post com a pessoa.

Forte abraço e bonne chance!


Glossário deste post

  • Orkut – primeira famosa rede social que dava altas tretas no mural (Feed de notícias);
  • Lettre de présentation – Carta de apresentação;
  • IMT – Information sur le marché du travail;
  • Emploi Québec – site de vagas de emprego.

Written by Gianni Bueno

Gianni Bueno

Autor, criador de um blog estranho e comedor de hot-dog com purê.