Bebida e direção no Canadá

O Canadá possui uma legislação bem severa mas, mesmo assim, existem pessoas que não respeitam todas as regras. Segundo a SAAQ (Société de l’assurance automobile du Québec), por ano, no Québec acontecem em média 160 mortes e 2270 pessoas são feridas em acidentes de trânsito envolvendo álcool ou drogas, sendo mais de 400 casos graves.

O Código Criminal Canadense considera infração caso alguém esteja dirigindo ou seja responsável por um veículo a motor, em movimento ou não, enquanto esteja sob efeito de drogas ou álcool ou quando o teor alcoólico no sangue tenha ultrapassado 80 mg par 100 ml de sangue.

Atuação policial

O final de ano está chegando e com ele o período de festas e confraternizações, com isso a polícia intensifica a fiscalização. Caso o policial tenha alguma dúvida se o condutor está dirigindo sob efeito de drogas ou álcool, ele pode pedir que o condutor faça um teste em uma máquina que vai avaliar a quantidade de álcool no sangue ou ele pode pedir um teste simples de coordenação. O resultado positivo nestes testes dão o direito ao policial de prender o motorista.

Não é aconselhável se recusar a fazer os testes, pois automaticamente o condutor é acusado pelo código criminal e, neste caso, as penas são mais severas.

A lei é aplicada a todos os veículos automotores, caminhões , motocicletas, barcos , veículos de recreação, como motoneve e jet ski. É importante destacar que uma pessoa pode sofrer sanções mesmo se não estiver dirigindo no momento da fiscalização, isso pode ocorrer caso ela:

  • esteja apenas sentado no lugar do motorista , mesmo que o veículo não esteja ligado ou mesmo que esteja estragado.
  • esteja no interior do veículo, mesmo que seja no banco de trás, e tenha a possibilidade de fazê-lo funcionar.
  • esteja próximo do veículo, mesmo que seja somente para colocar algo no porta-malas ou até mesmo para tirar a neve.

O que acontece se você for pego dirigindo embriagado?

1◦ infração

  • Suspensão imediata da carteira de motorista por 90 dias
  • Multa mínima de $ 1.000
  • Antecedente criminal
  • Após julgamento e condenação, revogação da carteira de motorista  por um período de 1 a 3 anos . Durante um período definido pelo juiz, que geralmente é de 90 dias, o motorista poderá dirigir utilizando um aparelho que irá medir a quantidade de álcool no sangue, o famoso “balloune” ou “BAC”.
  • Participar de um programa de avaliação e conscientização sobre álcool, drogas e direção.

Após a condenação, a fatura não pára de subir, mínimo de $ 1.750, mais alguns problemas  que não podemos considerar somente em valores monetários:

  • Antecedentes criminais
  • Honorários do advogado
  • Aumento automático no valor do seguro do veículo
  • Custos de notário e muito mais…

Caso o motorista embriagado cause um acidente com vítimas ele é imediatamente detido e se ele tiver cometido mais de uma infração, a lei se torna mais severa, acarretando mesmo a perda irrevogável da carteira de motorista e prisão. Mas isso varia de caso a caso.

Bem, pessoal. Não queremos apavorar ninguém, mas a lei existe e ela é devidamente aplicada. Então, evitem esta dor de cabeça, pois os danos podem ser irreversíveis.

Links

O que você acha?

0 points
Upvote Downvote
Rafael Franciso de Almeida

Written by Rafael Franciso de Almeida

Rafael Almeida trabalha é consultor de vendas de automóveis em Sherbrooke, QC desde 2011. É também fundador do site Automóveis Québec, o primeiro site canadense sobre automóveis todo em português, com anúncios e serviço de consultoria completa para a compra de carros.

Deixe uma resposta