Vendendo e comprando um carro de particular sem dor-de-cabeça

Seja vendendo ou comprando um carro, tudo pode ser feito diretamente entre proprietário e comprador sem ter que passar por uma concessionária.

No caso de uma negociação direta, aconselho seguir estas etapas para evitar que aquilo que parece uma boa oportunidade se transforme em um pesadelo.

  • Em hipótese alguma envie dinheiro ou faça depósito antes de ver o carro. Existem muitos casos de fraude em que o carro não existe, e o comprador faz um depósito para reservar o veículo e acaba perdendo todo o dinheiro.
  • Quando for ver o automóvel, tenha paciência, faça uma inspeção visual cautelosa, pois são contadas sempre as mesmas histórias: é um carro de uma freira ou da minha avó. Olhe embaixo do carro e também no interior dos para-lamas, a ferrugem geralmente começa nesses lugares.
  • Nunca compre um carro sem testá-lo; se tiver a oportunidade, teste-o na cidade e na estrada.
  • Faça perguntas ao vendedor referentes à manutenção, troca de óleo, freios, pneus, suspensão etc.

Gostou do carro? É este mesmo que você quer? Tenha calma

Agende uma inspeção mecânica, o custo varia de $70 a $ 100, somente um mecânico pode dizer se o veículo está realmente em boas condições e quais as futuras manutenções.

Antes de efetuar a compra do veículo, verifique o histórico do seu futuro carro nos seguintes sites:

  • RDPRM – Régie de droits personnels et réels immobiliers (https://www.rdprm.gouv.qc.ca/fr/Pages/Accueil.html): nesse site você pode verificar se o carro está alienado, ou seja, foi dado como garantia em um financiamento, ou se ele foi dado como garantia de alguma dívida.
  • Carproof  (https://www.carproof.com/fr/): o Carproof é uma ferramenta utilizada pelas concessionárias para verificar o histórico de um veículo.  O Relatório Carproof fornece toda a procedência do veículo, quilometragem, roubos, todos os acidentes que foram cobertos pela seguradora e mostra também onde o veículo foi registrado pela primeira vez, seja no Canadá ou nos Estados Unidos.

Após todas as verificações, ambas as partes podem marcar um encontro no bureau da SAAQ mais próximo para efetuar a transferência do veículo. O vendedor deve apresentar o registro do veículo, a sua quilometragem e a carteira de motorista, e o comprador deverá pagar a TVQ (taxe de vente du Québec) equivalente a 9.975% do valor de venda do veículo.

Caso estejam comprando um veículo e precisem de uma opinião, entrem em contato conosco, nosso objetivo é ajudar os recém-chegados a efetuar a primeira compra de um veículo no Canadá tranquilamente.

Rafael Franciso de Almeida

Written by Rafael Franciso de Almeida

Rafael Almeida trabalha é consultor de vendas de automóveis em Sherbrooke, QC desde 2011. É também fundador do site Automóveis Québec, o primeiro site canadense sobre automóveis todo em português, com anúncios e serviço de consultoria completa para a compra de carros.

2 Comentários

Deixe um Comentário

Um Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta