Este é o primeiro artigo de uma série na qual vamos explicar tudo, tudo, tudo, TUDO MESMO que você precisa saber sobre o IELTS.  Se você está iniciando o seu projeto de imigração ou pesquisando sobre o exame, você não pode perder esse conteúdo!

O que é o IELTS? Como funciona o sistema de avaliação? 

O IELTS (International English Language Testing System) é um exame que avalia o nível de conhecimento de inglês de seus candidatos nos quatro principais skills da língua: listening, reading, speaking e writing. É oferecido em cerca de 140 países e apenas em 2016 cerca de 3 milhões de exames foram feitos em todo o mundo.

Esse exame é oferecido em dois formatos: IELTS Academic e IELTS General. O IELTS Academic é voltado para candidatos que precisam comprovar o nível de inglês para estudar no exterior em nível de graduação e pós-graduação. Portanto, se o seu objetivo é imigrar via estudos, é esse o IELTS para o qual você deve se preparar. O IELTS General é voltado para os que desejam aplicar para processos de imigração de países cuja língua oficial é o inglês e é definitivamente o exame mais popular entre pessoas que desejam imigrar para o Canadá.

No IELTS os candidatos recebem tanto uma nota individual de cada skill quanto uma nota média, ou overall band score,  que  variam em uma escala de 0 a 9.  O score do IELTS é chamado pela instituição examinadora de band. É importante ressaltar que ninguém passa ou reprova o IELTS: todos os candidatos recebem uma nota (band) de acordo com sua performance na prova e nível de inglês demonstrado.

Para que você compreenda melhor o que cada band significa em termos de conhecimento de inglês, apresentamos abaixo uma tabela explicando em detalhes as bands de 9 a 4. Excluímos bands abaixo de 4, por nunca ter ouvido falar de alguém que tenha tirado uma nota mais baixa que essa.

O Exame e seus skills

Tanto no IELTS Academic quanto no General, você fará exames de speaking, listening, reading, speaking e writing. As provas de listening e de speaking são as mesmas para as duas modalidades. Entretanto, as provas de reading e de writing são diferentes para cada formato.

Listening: tem duração de cerca de 30 minutos com um adicional de 10 minutos para transcrever as respostas das 40 questões  para o cartão. Os candidatos irão escutar monólogos e conversas entre pessoas com sotaques diferentes (britânico, americano, australiano  e não-nativo), mas o sotaque que prevalece é certamente o britânico. Portanto, se você está planejando iniciar a sua preparação para o exame, deve começar a se habituar com inglês britânico desde já.

Reading: A versão Academic possui 3 seções. Em cada seção há 1 texto longo e de características bem acadêmicas a ser lido. Os textos são retirados de livros, artigos acadêmicos, jornais e revistas. A versão General também possui 3 seções, sendo que as duas primeiras possuem dois textos de assuntos genéricos (instruções, propagandas, avisos etc). A seção 3 possui um texto apenas, que apresenta uma dificuldade parecida com a do primeiro texto do Academic. Em ambas as versões há 40 questões para serem respondidas e o exame tem duração de 1 hora, sem tempo extra para transcrever as respostas.

Speaking: tem duração que pode variar entre 11 e 15 minutos e é dividido em 3 partes. Na parte 1, o examinador pergunta questões mais gerais sobre a vida pessoal do candidato, seus gostos e preferências. Na parte 2, o candidato recebe um tópico e tem 1 minuto para planejar um ‘discurso’ sobre o tema, que deve durar entre 1 e 2 minutos. Na parte 3 o candidato será convidado a responder questões relacionadas ao tópico da parte 2. Essas questões são mais complexas e abstratas que as perguntadas na Parte 1 e demandam um poder de argumentação maior, assim como a utilização de uma maior variedade de estruturas gramaticais e de vocabulário.

Writing: tem duração de 1 hora e é dividido em Writing Task 1 e Writing Task 2. Na versão General, o candidato precisa escrever uma carta na Writing Task 1 e uma essay na Writing Task 2. No IELTS Academic, a Writing Task 1 consiste em uma descrição e análise de um gráfico, tabela, mapa ou processo de produção e a Writing Task 2 é uma essay.

Que nota eu preciso tirar para aplicar para os estudos? E para imigração? 

Se o seu objetivo é fazer graduação em um college, você consegue aplicar para algumas instituições com band 6, mas um band 6.5 pode ampliar o seu leque de possibilidades. Para a imigração, a nota que você precisa irá variar bastante de acordo com a sua pontuação em outros quesitos como NOC, idade, experiência profissional etc.

Contudo, uma nota muito objetivada pela maioria dos futuros imigrantes é o famoso CLB 9. O Canadian Language Benchmarks (CLB) é uma escala de conhecimento de inglês elaborada pelo governo canadense, e um CLB 9 equivale a um band 7 nos testes de speaking, writing e reading e band 8 no teste de listening.

Lembrando que é praticamente impossível conseguir pontos suficientes para a imigração no Canadá sem ter uma boa nota no IELTS, pois a área que dá mais pontos no Express Entry são as línguas oficiais, isto é, o Inglês e Francês. Isso significa que o IELTS é o ponto de partida de todo e qualquer processo de imigração.  Atualmente, um CLB 9, por exemplo, pode adicionar 116 pontos para um aplicante casado, e 124 para um aplicante solteiro.

Resultados

Os resultados do IELTS são divulgados na segunda sexta-feira após a realização do exame no mesmo site onde você irá realizar a sua inscrição. O aluno também recebe pelos Correios um relatório oficial impresso que costuma ser enviado pela instituição no dia da divulgação do resultado online.  O prazo de recebimento é em média 20 dias após a realização do exame.

Precisa se preparar para o IELTS? 

A Achieve Exams oferece a melhor e mais completa preparação para o IELTS, em formato de aulas particulares ou cursos online selfstudy. Faça uma aula experimental com preço promocional e conheça nossa metodologia. Entre em contato através do nosso email [email protected]  para obter maiores informações.

Links úteis

https://www.britishcouncil.org.br/exame/ielts/inscricao

https://www.ielts.org/-/media/publications/information-for-candidates/ielts-information-for-candidates-english-uk.ashx

 

Written by Soraya Quirino

Soraya Quirino

Professora de inglês especialista em exames internacionais, atua na área de educação há 14 anos e não consegue se imaginar fazendo outra coisa. É proprietária e professora da Achieve Exams, curso preparatório para IELTS e TOEFL. Apaixonada por idiomas, vinho e gastronomia, curte viajar para fazer novas descobertas nessas áreas. Sobreviveu ao Rio de Janeiro e agora mora em Montreal, com seu marido e linda cadelinha, desde setembro de 2016.