Este artigo é uma continuação da série IELTS 101: tudo o que você precisa saber sobre o exame na qual vamos explicar, em detalhes, como funciona essa prova que é simplesmente um dos requisitos mais importantes para a pontuação no Express Entry. No artigo de hoje vamos falar sobre a parte mais temida pelos alunos: o Speaking Test. 

Como funciona o Speaking Test

O teste de speaking nada mais é que uma entrevista oral realizada por um examinador treinado para realizar o exame no padrão Cambridge. Seu objetivo principal é avaliar a capacidade do candidato de usar o inglês falado para lidar com diversas situações e discutir temas diferentes. Todos os testes são gravados em formato digital e avaliados por pelo menos dois outros examinadores. Os testes são realizados individualmente e podem durar entre 11 e 14 minutos.

Conhecer os tópicos e os tipos de questões que costumam ser perguntadas na prova é de extrema importância para obter sucesso no exame, pois algumas perguntas são bastante inusitadas. Por isso, praticar com um professor especialista é essencial, já que é praticamente impossível fazer uma autoavaliação do seu inglês em um skill como o speaking.

Aliás, é exatamente pela falta de prática que vemos tantos alunos com nível de inglês já avançado que não conseguem tirar uma boa nota no exame. Cambridge é uma instituição extremamente conservadora no que diz respeito ao uso da língua e fiel ao formato de seus exames. Assim, espera-se dos candidatos o uso de determinadas estruturas gramaticais e léxicas mais complexas, que não costumamos usar no dia a dia. Eu costumo chamar o tipo de inglês apreciado por essa instituição de ‘Cambridge English’.

Para conseguir CLB 9, o candidato precisa tirar band 7 no speaking, o que requer que faça uso de estruturas gramaticais  como conditionals, present perfect e linkers diversos, além de vocabulário mais rebuscado. O formato do speaking é o mesmo para as modalidades Academic e General. O exame é estruturado da seguinte forma:

Part 1

O candidato irá responder perguntas relacionadas a assuntos do cotidiano. Geralmente, cerca de 3 tópicos são abordados na parte 1 e os que costumam aparecer com mais frequência são:

  • trabalho
  • estudo
  • família
  • tecnologia
  • hábitos alimentares
  • lazer (atividades físicas, hobbies etc)
  • transporte público
  • hábitos de leitura
  • entretenimento (música, leitura, cinema e televisão)

Exemplo:

Do you work or study? What exactly do you do?

Why did you choose that career?

Do you enjoy your job?

Do you want to continue working in this field?

If you could change your profession, what would you do?

Do you think your job will still be relevant in the future?

How has your profession changed in the last 5 years?

Part 2 

O examinador irá compartilhar com o candidato um livreto com um tópico sobre o qual terá de falar durante um a dois minutos. O aluno terá um minuto para preparar sua resposta e poderá tomar notas durante esse tempo (o examinador irá fornecer também um pedaço de papel e um lápis). O tempo de preparação e de fala será cronometrado pelo examinador.

Exemplo:

Describe a friend of your family you remember from your childhood.

You should say:

who the person was

what he/she was like

how your family met the person

And explain why you remember that person.

Part 3

O examinador irá fazer perguntas que são, em sua maioria, conectadas ao tópico da parte 2.  As questões da parte 3 são geralmente mais abstratas e requerem um maior poder de argumentação e variedade léxica do que as questões da parte 1. A parte 3 tem duração de cerca de 6 minutos.

Habilidades avaliadas

Uma ampla variedade de habilidades são avaliadas, incluindo:

  • capacidade de argumentação
  • uso apropriado de gramática e vocabulário
  • variedade léxica e de estruturas gramaticais
  • organização de ideias, coesão e coerência
  • capacidade de expressar e justificar opiniões
  • habilidade de fazer análises sobre situações e tecer especulações.

Como a nota é calculada?

O examinador levará os seguintes quesitos em consideração,  na hora de dar a sua nota, nas seguintes proporções:

  Fluência e coerência – 25%

Vocabulário – 25%

Acuidade e variedade gramatical – 25%

Pronúncia – 25%

Precisa se preparar para o IELTS? 

A Achieve Exams oferece a melhor e mais completa preparação para o IELTS, em formato de aulas particulares ou cursos online self–study. Faça uma aula experimental com preço promocional e conheça nossa metodologia. Entre em contato através do [email protected]  para obter maiores informações.

Soraya Quirino

Written by Soraya Quirino

Professora de inglês especialista em exames internacionais, atua na área de educação há 14 anos e não consegue se imaginar fazendo outra coisa. É proprietária e professora da Achieve Exams, curso preparatório para IELTS e TOEFL. Apaixonada por idiomas, vinho e gastronomia, curte viajar para fazer novas descobertas nessas áreas. Sobreviveu ao Rio de Janeiro e agora mora em Montreal, com seu marido e linda cadelinha, desde setembro de 2016.

[g1_socials_user user="16" icon_size="28" icon_color="text"]

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…