Este é o último artigo da série IELTS 101: tudo o que você precisa saber sobre o exame na qual vamos explicar, em detalhes, como funciona essa prova que é simplesmente um dos requesitos mais importantes para a pontuação no Express Entry. No artigo de hoje vamos falar sobre o Writing Test.

O que é? Como funciona? 

No Writing Test do IELTS, você terá 60 minutos para escrever duas redações. Serão avaliados os seus conhecimentos sobre vocabulário e gramática da língua inglesa, além da capacidade de colocar no papel ideias coerentes e bem organizadas. Além disso, é importante não fugir do tema abordado e responder aquilo que o enunciado pede. 

Escrever é sempre uma tarefa desafiadora especialmente quando você tem um limite de tempo e está sob a pressão. Se você quiser se dar bem na seção de writing você precisa se familiarizar com os diferentes tipos de writing tasks e praticar o máximo que puder. Além disso, é essencial procurar a  ajuda de um professor especialista para corrigir os seus trabalhos e dar feedback constante.

A tarefa que o aluno terá que realizar na Writing Task 2 é a mesma tanto no formato Academic quanto no General, mas a que será feita na Writing Task 1 varia de acordo com a modalidade.  

Academic Writing Test

Academic Writing Task 1

Na Writing Task 1, você terá que descrever e resumir informações contidas em um ou mais gráficos, mapas, tabelas ou diagramas. É importante ressaltar que ao analisar gráficos e tabelas, o aluno precisa ser capaz de destacar e analisar apenas os dados mais relavantes  que são mostrados. Já em mapas e diagramas, a análise precisa ser um pouco mais detalhada, ou corre-se o risco de não conseguir escrever o mínimo de palavras necessárias. 

Cada tipo de Writing Task 1 requer um planejamento diferente, e uso de vocabulário e estruturas gramaticais específicas. Isso significa que o aluno precisa estudar e praticar todos os tipos de Writing Task 1 porque qualquer uma delas pode aparecer na prova.

Exemplo de Academic Writing Task 1: 

The graph below shows the unemployment rates for the USA  and Japan from 2005 to 2011. Summarise the information by selecting and reporting the main features and make comparisons as relevant.

Academic Writing Task 2

Na Writing Task 2, o aluno terá que escrever dissertações sobre tópicos do cotidiano, como educação, meio ambiente, transporte público, economia, viagens, criminalidade etc. É preciso escrever um número mínimo de 250 palavras e o candidato será penalizado se não conseguir alcançar esse número.

É importante observar que tanto na Writing Task 1 quanto na Writing Task 2 há um mínimo de palavras a serem escritas, mas não um número máximo. Na verdade, quem desejar obter uma nota maior como band 7 ou band 8, precisa escrever um pouco mais do que o mínimo (recomendamos cerca de 250 palavras para a Writing Task 1 e 350 para a Writing Task 2).   

Há quatro tipos de Writing Task 2, que são conhecidas como ‘agree or disagree’ essay, ‘answer the questions’ essay, ‘discuss both views’ essay e ‘advantages and disadvantages’ essay. Lembre-se que você precisa identificar que tipo de essay terá que escrever, pois cada tipo de tarefa requer uma introdução, desenvolvimento e conclusão diferentes. 

Exemplos de Academic Writing Task 2: 

When a country develops its technology, the traditional skills and ways of life die out. It is pointless to try and keep them alive. To what extent do you agree or disagree with this opinion? 

Nowadays people are producing more and more rubbish. Why do you think this is happening? What can governments do to reduce the amount of rubbish produced?

General Writing Test

General Writing Task 1

Na Writing Task 1 do IELTS General, você terá que escrever uma carta com um mínimo de 150 palavras em 20 minutos. Os tipos mais comuns de carta são: 

  • cartas formais: cartas de reclamação, de candidatura a uma vaga de emprego etc. 
  • cartas semi-formais: cartas de pedidos de desculpas para vizinhos, requerimentos para professor ou diretor de uma instituição de ensino etc.
  • cartas informais: cartas para amigos e familiares.

Cada tipo de carta requer um tipo de saudação diferente na abertura e encerramento, além do uso de expressões idiomáticas e vocabulário específico. Por isso, é importante que o aluno conheça e pratique todos os estilos de carta, porque qualquer uma delas pode aparecer na prova. 

Exemplo de General Writing Task 1:

You ordered a new cheque book from your bank two weeks ago but you have received nothing. Write a complaint letter to the manager. In your letter: say when and how you ordered the cheque book; ask how much longer you will have to wait and ask the manager what action he will take over this matter. 

General Writing Task 2

A Writing Task 2 do General Test é exatamente igual a do Academic test e o nível de exigência também é o mesmo. 

Habilidades avaliadas 

Uma ampla variedade de habilidades são avaliadas, incluindo: 

– capacidade de argumentação 

– uso apropriado de gramática e vocabulário 

– variedade léxica e de estruturas gramaticais

– organização de ideias, coesão e coerência 

– capacidade de expressar e justificar opiniões 

Como conquistar uma boa nota no writing

– Use uma variedade de tempos verbais, linkers e modal verbs. 

– Planeje as ideias centrais dos parágrafos de desenvolvimento antes de começar a escrever. 

– Capriche no parágrafo de introdução, ele será a primeira impressão que o examinador terá do seu trabalho. 

– Estude os tópicos mais comuns e leia artigos de jornais e revistas relacionados aos temas. 

– Pratique o máximo que puder e busque ajuda profissional para corrigir suas redações. Você não conseguirá evoluir no writing sozinho ou se auto-avaliar. 

– Ao praticar, escreva suas redações dentro do tempo determinado. Não exceda esse tempo em casa acreditando que na prova um milagre irá acontecer e você conseguirá executar a tarefa no tempo certo. 

– Feche a sua redação com uma conclusão poderosa, que resuma as ideias dos seus parágrafo de desenvolvimento e reforce a sua opinião. 

– Preste atenção no nível de formalidade da sua escrita. Sua redação está formal o suficiente para um exame de proficiência em inglês?

– Lembre-se : na General Writing Task 1, o nível de formalidade de cada carta irá variar de acordo com o destinatário para o qual você está escrevendo. Por exemplo: se você for escrever uma carta para um membro da família, a carta deverá ter um tom informal. 

Quer praticar para o Writing Test? 

Eu ofereço cursos online self-study para o IELTS writing test em parceria com Canadá Agora. Nos meus cursos, você terá acesso a resumos em PDF, videoaulas em inglês e correção detalhada de 8 writing tasks (4 writing tasks 1 e 4 writing tasks 2). Você irá aprender tudo o que precisa saber para escrever no padrão IELTS com meu método passo a passo. Quer saber mais? Escreva para [email protected]

Links úteis 

British Council IELTS 

https://www.britishcouncil.org.br/exame/ielts

Inscrição 

https://www.britishcouncil.org.br/exame/ielts/inscricao

Cambridge IELTS 

http://www.cambridgeenglish.org/exams-and-tests/ielts/

IELTS Official materials 

http://www.cambridgeenglish.org/ielts-practice/

Soraya Quirino

Written by Soraya Quirino

Professora de inglês especialista em exames internacionais, atua na área de educação há 14 anos e não consegue se imaginar fazendo outra coisa. É proprietária e professora do Soraya Quirino - Inglês para imigração, curso preparatório para IELTS . Apaixonada por idiomas, vinho e gastronomia, curte viajar para fazer novas descobertas nessas áreas. Sobreviveu ao Rio de Janeiro e agora mora em Montreal, desde setembro de 2016.

Deixe uma resposta