As 6 melhores cidades do Canadá

post-thumb

Uma pesquisa produzida pelo Conference Board of Canada acabou de publicar o ranking das 6 melhores cidades do país para se trabalhar: Waterloo (ON), Calgary (AB), Ottawa (ON), Richmond HIll (ON), Vancouver (BC) e St. John (NF), que continuam ocupando o topo da lista desde 2010. As melhores cidades da lista foram capazes de desenvolver centros de inovação, razão principal de terem sido escolhidas por quem se mudou pra lá.

O relatório levou em consideração 43 indicadores agrupados em sete categorias: sociedade, saude, economia, meio ambiente, educação, inovacão e residência. Os dados foram baseados no censo de 2011 e no National Household Survey.

Cidades nota “A” – Grandes Ímãs de pessoas

Cada uma das seis cidades que recebeu critério geral “A”, recebeu “A” em pelo menos duas categorias e possui atributos que atraem as pessoas para a sua comunidade, tais como forte economia, cultura de inovação ou alta qualidade de vida.

Waterloo

Brilha como uma das principais cidades escolhidas por migrantes graças à sua reputação em inovação e educação. Waterloo ficou em primeiro lugar no ranking de educação, segundo em inovação e terceiro na categoria economia.

Calgary

É a única cidade a estar em primeiro lugar em duas categorias: economia e inovação. Esses dois pontos elevaram Calgary ao primeiro grupo apesar dos resultados fracos em educação, saúde e meio-ambiente.

Ottawa

A escolha de Ottawa pode ser vista graças aos resultados sólidos em quatro categorias: sociedade, educação, inovação e economia. O ponto fraco de Ottawa é exatamente a área de saúde, que lhe conferiu a nota “C” devido aos baixos números em cuidados com a saúde.

Richmond Hill

Apareceu no grupo A devido os resultados em educação, inovação e sociedade. É a terceira cidade mais diversificada do Canadá com um altíssimo número de graduados em engenharia, ciências e matemática.

Vancouver

A cidade aparece por conta do seu alto nível de qualidade de vida, demonstrando fortes resultados nas categorias de sociedade, educação e meio-ambiente. Vancouver é um dos principais destinos dos novos canadenses. O principal ponto negativo da cidade é o custo com moradia, cujos altos valores e a falta de poder de compra fez com que ela figurasse em 44º lugar das 50 avaliadas nesse quisito.

St. John

Os fortes resultados nas categorias de economia e saúdes propulsionaram St. John para o grupo de elite das cidades. A cidade tem a segunda melhor proporção de profissionais de saúde por 100,000 habitantes. Isso lhe conferiu o segundo lugar geral nesse ponto e uma das duas únicas com nota “A” nessa categoria.

“Segundo pelotão” de cidades com apelo (Critério “B”)

Neste grupo estão 14 cidades com critério geral “B”. É um grupo bem diverso com subúrbios e cidades “grandes”. Toronto e três de suas áreas suburbanas (Oakville, Markham e Mississauga) receberam “B”. Toronto lidera todas as cidades do grupo na categoria sociedade, mas recebeu “C” por inovação, saúde e meio-ambiente. Estão também no grupo dois subúrbios de Vancouver: Burnaby e Coquitlam; quatro cidades das “Prairies”: Edmonton, Regina, Saskatoon e Winnipeg; e quatro cidades centro do Governo: Victoria, Halifax, Québec e Kingston.

Cidades com espaço para melhorar (Critério “C”)

Um total de 17 cidades estão neste grupo, incluindo Montreal, um dos maiores centros urbanos do país. Junto com ela, seis outras cidades da província de Québec figuraram na lista: Gatineau, Lévis, Sherbrooke, Laval, Saguenay e Longueuil. Também apareceram na lista seis cidades de pequeno e médio portes de Ontário: Vaughan, Guelph, London, Kitchener, Burlington e Thunder Bay. Richmon, Surrey e Kelowna (todas de BC) também estão na lista, junto com Moncton. Em geral, cidades que ganharam este critério possuem poucos destaques na sua economia ou na sua sociedade; em alguns casos ambos. Todas elas deveriam investir mais em criar novos atrativos para quem chega.

Lutando para Atrair Pessoas (Critério “D”)

No total 13 cidade ficaram com critério “D” na lista, principalmente por conta de baixa performance nas categorias de economia, inovação, sociedade e educação. Essas cidades t6em dificuldades em atrair novos habitantes, com 9 dentre elas apresentando baixo crescimento populacional entre 2006 e 2011 e duas delas com crescimento negativo(!). Um detalhe da pesquisa: muitas dessas cidades estão localizadas em ontário, incluindo grandes centros como Hamilton e Brampton. As outras cidades que aparecem na lista são:Sudbury, Windsor, Barrie, St. Catharines, Brantford, Cambridge, Oshawa, Abbotsford, Trois-Rivières e Saint John.

O resultado completo da pesquisa bem como o texto original deste post, podem ser encontrados no site do Conference Board.

Confira também

Na segunda temporada do Podeixar, fizemos a série que sobre “O Canadá por quem não mora no Canadá” onde visitamos várias cidades desta lista:

  • Ottawa
  • Niagara Falls
  • Toronto
  • Mississauga
  • Waterloo
  • Calgary

Onde Ouvir o PoDeixar

Entre em contato conosco!

Você se identificou com esta história? Teve uma experiência parecida ou muito diferente? Tem uma percepção diferente da nossa? Então mande sua história, críticas, elogios, sugestões e caneladas para gente!

Serviços Recomendados

Não arrisque ter gastos extras na sua viagem. Contrate um seguro e aproveite com tranquilidade e segurança: vempra.ca/seguroviagem

Está querendo garantir sua aprovação nos exames de proficiência do TOELF ou IELTS? Precisa de confiança, credibilidade e segurança? Conheça agora mesmo os serviços da professora Soraya Quirino. https://www.sorayaquirino.com/

Pensando em estudar no Canadá e precisa de ajuda para decidir por onde começar? Conte com a consultoria educacional da Ana Paula Paltian da De Boa no Mundo. https://www.deboanomundo.com/