Canadá é dependente de imigrantes

post-thumb

Uma pesquisa recente publicada pelo Statistics Canadá mostrou que o Canadá é dependente de imigrantes completamente para manter o crescimento do mercado de trabalho. A afirmação pode ser encontrada no mais recente estudo de dados sobre emprego realizado pelo Statistics Canadá.

Pela segunda vez na história, o número de imigrantes que possuem trabalho cresceu ao longo do último ano, enquanto o número de Canadense de nascimento com um trabalho encolheu.

Mas não dá para tirar conclusões como  “imigrantes estão roubando  empregos de Canadenses”, como o velho ditado xenófobo diz. Este parece ser o caso de envelhecimento de Canadenses fora do mercado trabalho, e os imigrantes mais jovens tomando seu lugar.

Havia cerca de 93,300 menos empregos mantidos por Canadense em maio deste ano do que havia há um ano antes, de acordo com dados do Statistics Canada. Enquanto isso, o número de empregos ocupados pelos imigrantes deram um salto de mais de 261.000.

Mas os números mostram que a força de trabalho canadense – o conjunto disponível de trabalhadores no país – também está encolhendo, uma redução de 102.000 no ano passado. Como os “Canadians Baby Boomers” estão em idade de aposentadoria, a força de trabalho dos nascidos localmente não é grande o suficiente para substituí-los.

Ou como analistas da Bloomberg afirmaram, “O ponto de inflexão demográfica do Canadá chegou, e sem os imigrantes – que têm um perfil demográfico muito mais jovem – não haverá crescimento”.

Há também uma outra razão para o forte crescimento do trabalho imigrante, que é o colapso no preço do petróleo. Como Alberta e outras regiões produtoras de petróleo sofrem com uma recessão, o crescimento do emprego está concentrado em Toronto e Vancouver, que têm populações de imigrantes mais elevados do que o resto do país.

Mas isso não quer dizer que os imigrantes são melhores no mercado de trabalho. Os dados também mostram que continuam a ter uma taxa de desemprego mais elevada – 7,8%, ante 7,1%  para os nascidos localmente.

Para os imigrantes que estiveram no Canadá há menos de cinco anos, a taxa de desemprego é muito maior. Ele foi de 11,6% em maio, e tem registrado quatro a sete pontos percentuais a mais do que a média canadense durante a última década, pelo menos.

Confira a pesquisa completa aqui.