in

Recolocação profissional: dificuldades e estratégias

Recolocação profissional: dificuldades e estratégias

Muitas vezes nos deparamos com notícias que revelam os problemas que enfrentam os imigrantes para conseguir um emprego no Canadá. A falta de experiência de trabalho local, as barreiras do idioma e a falta de reconhecimento das competências do profissional estrangeiro, são frequentemente apontadas como as principais causas da demora na reinserção profissional.

Não é difícil se deparar com essa problemática em blogs que tratam de assuntos sobre a integração profissional dos imigrantes no país, ou nos depoimentos de amigos que passaram por essas dificuldades. Ainda que tenham um perfil profissional altamente competente e atrativo, muitos não conseguem avançar nas entrevistas de emprego.

Um longo período de busca pelo emprego pode fazer com que o profissional perca o ritmo do trabalho e se desatualize frente às novas tecnologias, se distanciando do dinamismo do ambiente de trabalho.

Então, o imigrante se vê na necessidade de procurar outros empregos, em áreas conexas ou totalmente diferentes da sua área de atuação, que demandam qualificações muito menores das que ele tem.

Por um lado, esses empregos o ajudam a pagar suas despesas, a ganhar a experiência de trabalho local, a conhecer a cultura empresarial e a melhorar o idioma. Por outro lado, eles retardam o acesso profissional, desmotivam, criam um sentimento de vulnerabilidade e tiram o foco do desenvolvimento da carreira.

O que pode então ser feito para evitar essa desqualificação profissional? Quais são as estratégias a serem adotadas para reverter esse quadro? Ainda que cada caso tenha suas particularidades, algumas estratégias podem ser aplicadas de forma geral. Veja alguma delas.

Programas de inserção profissional

Aqui no Québec existem instituições sem fins lucrativos que fornecem serviços de orientação e de integração aos novos residentes. Os serviços são gratuitos ou de custos acessíveis e geralmente exigem a residência permanente e estar sem emprego.

O imigrante que se inscreve nestes serviços recebe uma formação em técnicas de procura de emprego e participa em sessões de acompanhamento individual ou em grupos. Veja algumas dicas para tirar o maior proveito desses serviços.

  • Identifique quais os cargos que você procura e adapte o seu currículo às exigências descritas nas ofertas de emprego.
  • Informe-se sobre tudo o que se relaciona à área profissional que você está buscando.
  • Esteja aberto às possibilidades e saiba aproveitar as oportunidades, como os contatos com possíveis empregadores.

Programas de formação continuada

Ter um diploma canadense pode fazer toda diferença! Dependendo das necessidades de cada profissão há programas de estudos de curta duração que podem acelerar seu processo de recolocação profissional.

Faça uma análise aprofundada das vantagens e das desvantagens de cada curso e escolha aquele que seja mais enriquecedor para o seu plano de carreira. Tanto no portal do Ministério de Imigração, Diversidade e Inclusão de Québec quanto nas instituições de ensino e de formação profissional você vai encontrar informação mais detalhadas sobre cada programa.

Rede de contatos e redes sociais

Saiba explorar sua rede de contatos! A participação em eventos da sua área de trabalho e a ampliação de sua rede social são atitudes que facilitam a recolocação profissional. Empregadores estão constantemente à procura de bons candidatos para suas equipes e você pode ser um deles. Veja alguns conselhos:

  • Saiba identificar seus possíveis futuros empregadores e defina as melhores estratégias para entrar em contato com eles. Por exemplo, participando de férias de emprego ou de palestras, contactando diretamente pessoas no linkedin, etc.
  • Saiba apresentar-se ou “vender-se” da forma mais objetiva possível, salientando sempre o seu diferencial profissional.
  • Tenha sempre com você um currículo ou um cartão de apresentação profissional.
  • Direcione o seu perfil profissional às necessidades e às tendências da sua área de atuação e ponha em evidência esse perfil na sua rede de contatos.

O tempo que você leva para encontrar um emprego não implica na perda de suas competências, porém é importante se planejar para que esse processo seja o mais breve possível de forma a manter-se competitivo e atrativo para o mercado de trabalho.

Além das estratégias expostas, certamente existem outras intervenções que podem auxiliar o imigrante qualificado a se reinserir profissionalmente.

Seja qual for a estratégia, estar aberto às possibilidades e motivado à busca das oportunidades pode te abrir muitas portas.

Acredite em seu pleno potencial!

O que você acha?

Juan Canizares

Written by Juan Canizares

Psicólogo Industrial e mestre em Administração de Recursos Humanos. Meu interesse em assuntos ligados a processos de transição profissional se deve à minha história de vida; trabalhei no Equador (sou equatoriano), no Brasil (sou brasileiro naturalizado) e atualmente moro no Québec, Canadá.

Comentários

Carregando...

0