in

Verdades sobre o trabalho remoto

PoDeixar #263: Verdades sobre o trabalho remoto

O impacto social do trabalho remoto é que finalmente começamos a ver o que foi prometido no primeiro boom da Internet: mais flexibilidade nas nossas vidas. Após anos de crescimento das cidades, as áreas metropolitanas dos países começaram a diminuir. Com a falta de obrigação de enfrentar longos deslocamentos, as pessoas tem optado por regiões menores e com maior qualidade de vida e, na maioria das vezes, melhores salários.

Mas nem tudo é vantagem dentro desse modelo.

Quem trabalha remotamente tende a se focar muito mais em tarefas e menos em relacionamentos, levando a rotinas voltadas à produtividade e resultados. Como conseqüência existe pouco espaço para o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais. É uma busca contínua por deadlines onde as pessoas são meras ferramentas ou engrenagens de uma máquina. E pra piorar, muitas pessoas que trabalham remoto também moram sozinhas.

Ainda que você tenha um perfil introvertido e prefira o isolamento, como seres humanos nós precisamos de amigos reais e a sensação de fazer parte de algo. A falta desse feedback pode levar à interiorização dos problemas e um eventual desgaste emocional. O velho ditado “quem não vê cara, não vê coração” se aplica muito bem a esta realidade. As pessoas não desenvolvem empatia umas pelas outras e com isso cresce um sentimento de falta de confiança e a tendência de perseguição ou traição.

Enquanto o mundo parece estar num caminho sem volta em direção ao trabalho remoto, as pessoas precisam saber o que as fazem produtivas e felizes na vida diária e replicar esse comportamento nesse novo modelo. Seja a caminhada depois do almoço, ir na academia, chamar o colega para um café ou ler um livro, é preciso buscar o equilíbrio na rotina diária e ter bem claros os limites do trabalho.

Neste episódio Masaru Hoshi e Andrea Zotelli recebem Diego Mendes, do Brotherscast e Márcia Gawlak Hoshi para falar das suas experiência com trabalho remoto. Por que o trabalho remoto tem se tornado tão popular, quais os perfis mais procurados, quanto paga e finalmente os prós e os contras desse modelo de trabalho cada vez mais popular.

Referências

Onde Ouvir o PoDeixar

Entre em contato conosco!

Você se identificou com esta história? Teve uma experiência parecida ou muito diferente? Tem uma percepção diferente da nossa? Então mande sua história, críticas, elogios, sugestões e caneladas para gente!

Serviços Recomendados

Não arrisque ter gastos extras na sua viagem. Contrate um seguro e aproveite com tranquilidade e segurança: vempra.ca/seguroviagem

Está querendo garantir sua aprovação nos exames de proficiência do TOELF ou IELTS? Precisa de confiança, credibilidade e segurança? Conheça agora mesmo os serviços da professora Soraya Quirino. https://www.sorayaquirino.com/

Pensando em estudar no Canadá e precisa de ajuda para decidir por onde começar? Conte com a consultoria educacional da Ana Paula Paltian da De Boa no Mundo. https://www.deboanomundo.com/

O que você acha?

Podeixar

Written by Podeixar

O PoDeixar é o melhor programa sobre o dia-a-dia e a vida no Canadá em português. Criado por Masaru Hoshi e Lindoberg Gonçalves, dois brasileiros que vivem no Canadá e que adoram papo furado, o PoDeixar traz todas as semanas cultura, entretenimento, informação de maneira descontraída, agradável e irreverente, falando sobre assuntos variados sobre o dia-a-dia e a curiosidades da vida no Canadá.